Vacina em falta: 'O que a gente recebeu, já aplicou', diz Secretário de Niterói

Rodrigo Oliveira diz que a cidade não consegue estabelecer calendário de vacinação sem saber quando receberá novas doses


O Secretário Rodrigo Oliveira (à direita) com o Prefeito Axel Grael (à esquerda). Reprodução rede social da Prefeitura


O plano era anunciar o novo calendário de vacinação. Mas a reunião do gabinete da Prefeitura de Niterói não tinha boas notícias. Não há vacinas. O Secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, anunciou que a cidade recebeu cerca de 20 mil doses de vacinas e já aplicou mais de 18 mil doses:


"O que a gente recebeu, a gente aplicou," disse.


Diante deste cenário, a Prefeitura adiou a apresentação do plano de vacinação da cidade.


O Prefeito Axel Grael abriu a reunião explicando que Niterói, assim como outras cidades, não tem o poder de comprar a vacina, como o então Prefeito Rodrigo Neves tentou com o Instituto Butantan no ano passado. Depende do Ministério da Saúde. E a cidade recebeu uma carga da Coronavac e depois algumas doses da Oxford/AstraZeneca. Mas não há previsão de uma nova entrega.


O Secretário Rodrigo Oliveira foi bem didático. Explicou que as historicamente há uma divisão de atribuições. Cabe ao Ministério da Saúde a compra e distribuição das vacinas - por isso o município não pode comprar, diretamente. Os Estados recebem as doses da vacina e asseguram seringas e agulhas, e distribuem o material da vacinação para os municípios. Os municípios cuidam da aplicação da vacina: reservam os locais, mobilizam pessoal e providenciam o material para aplicação, como álcool e algodão, por exemplo. O problema, segundo ele, é que hoje há uma grande incerteza sobre a disponibilidade da vacina.


- Hoje, não temos nenhuma data marcada para receber novas doses e também não temos informação sobre a quantidade de doses que podem ser distribuídas - salientou.

Sem vacina, a Prefeitura anunciou, apenas, que na segunda-feira (8) vai vacinar idosos com mais de 88 anos, administrando as poucas doses que restaram.


Na próxima semana, começa também a aplicação da segunda dose da Coronavac. Niterói recebeu no mês passado 11.620 doses da vacina chinesa, que já foram aplicadas. A outra metade ficou reservada para a aplicação da segunda dose. Além dessas vacinas, Niterói recebeu 7.070 doses da Oxford/AstraZeneca.

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.