Acelerou! Niterói reduz para oito semanas o intervalo entre doses de vacina

Quem tiver tomado Pfizer ou AtraZeneca não precisa mais esperar 12 semanas para a segunda dose; vale a partir de terça-feira (28)

Foto: Prefeitura de Niterói


Acelerou. A Prefeitura de Niterói anunciou, nesta quinta-feira, que vai reduzir o intervalo entre doses da vacina contra a Covid. A partir da próxima terça-feira (28), o prazo para a segunda aplicação cai de 12 para oito semanas. Ou seja, a espera pela conclusão da imunização passa a ser de dois meses.


Leia mais: Volta à normalidade em Niterói vai depender do percentual de vacinados


— A partir de 28 de setembro, vamos reduzir de 12 para 8 semanas o calendário de quem tomou AstraZeneca e Pfizer. Com isso, a gente projeta o fim da vacinação ainda no final de outubro — afirmou o Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Oliveira.


A Prefeitura tem repetido que o caminho de Niterói rumo à normalidade depende diretamente da adesão dos moradores à campanha de vacinação e criou um plano baseado na imunização. Ou seja, quanto mais protegida a população estiver, mais perto a cidade chega de reduzir as medidas restritivas.


O cronograma do Novo Normal prevê reabertura gradual em três etapas. A primeira será iniciada em outubro, a segunda em novembro e a terceira, só em janeiro. As datas não foram escolhidas de forma aleatória, mas pela projeção do calendário vacinal. Esse é o critério que vai nortear as ações e não mais o sistema de cores, como detalha o decreto publicado nesta quarta-feira.


O ponto de partida do programa de reabertura é esta quarta-feira, 15 de setembro, quando a vacinação completa já alcançou 60% da população acima de 12 anos. Mas as primeiras flexibilizações estão previstas para 1º de outubro, quando esse índice deve chegar a 70%.