Adolescente de Niterói é escolhido em curso da Universidade de Cambridge, na Inglaterra

Estudante do Pedro II do Barreto, Luã Magalhães do Nascimento conseguiu 30% de bolsa, mas precisa garantir o restante fazer o curso


Luã (à direita da imagem) ao lado dos pais, Vítor e Cláudia, e do irmão caçula, Khaled. Foto: Acervo pessoal


Um adolescente de 17 anos morador do Barreto, na Zona Norte de Niterói, conseguiu um grande feito. Luã Magalhães do Nascimento foi selecionado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, para um curso de verão na área de engenharia. Ele foi selecionado através de uma redação, que fazia parte do edital “Immerse Education 2021 Essay Competition Scholarship”. O garoto concorreu com estudantes de vários países, sendo que todos os candidatos eram da faixa etária de 11 a 18 anos.


O adolescente é bolsista de iniciação científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e tem formação na Cultura Inglesa. Apesar da conquista e de ter sido contemplado com uma bolsa que cobre 30% dos custos do curso, Luã corre para conseguir o restante do valor para poder se matricular. As aulas devem começar em março.


Para assegurar a vaga, é necessário um pagamento, até o dia 5 de março, de aproximadamente R$ 5.100. Além disso, há os gastos com passagem aérea, hospedagem, alimentação e parte do curso, de quase R$ 25 mil. Para conseguir arrecadar toda a quantia, os familiares dele pretendem fazer uma vaquinha virtual, mas quem quiser entrar em contato para ajudar desde já pode enviar um e-mail para a mãe dele, Cláudia Nascimento, através do claumartinsnit@yahoo.com.br .


Filho de pais educadores


O interesse pelos estudos vem desde criança, incentivado pelos pais, que são profissionais da educação. Vitor Nascimento, o pai, é professor no Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES), da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde leciona geologia e geografia. Já a mãe, Cláudia Nascimento, é graduada em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e em Produção Cultural pela UFF, com pós-graduação em Leitura e Produção de Textos, Literatura Brasileira, Infantil e Juvenil.


E a vitória com a seleção em Cambridge é só mais uma na lista de conquistas do adolescente. Em 2016, quando tinha 13 anos, Luã venceu o “II Concurso Literário das Bibliotecas Parque: Minicontos de Verão”. Também no mesmo ano, foi vice-campeão do “III Concurso Literário das Bibliotecas Parque”, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura, com o conto “As aventuras de Leo”. Além disso, conquistou o segundo lugar nas Olimpíadas de Matemática organizada pelo Espaço Aberto Escola, onde estudava durante o ensino fundamental, mostrando também ter talento com os números.