Ainda não acabou: número de novos casos em Niterói permanece em torno de 100 por dia

Última semana registrou 644 casos e 25 mortes por Covid, um índice acima da semana anterior


A vacinação tem ajudado a diminuir o número de internações, mas coronavírus continua a circular na cidade


Niterói permanece em Alerta Máximo Amarelo 2. Na última Semana Epidemiológica, a SE 27, foram registrados 644 novos casos de Covid na cidade, o que dá uma média de 92 novos registros da doença a cada dia. É um resultado pior do que na semana anterior, quando foram documentados 535 casos.


Os números são da Secretaria Estadual de Saúde, exibidos no Painel da Covid e reproduzidos no site da Prefeitura de Niterói, que deixou de divulgar a evolução diária da doença. No período, foram reportadas 25 mortes, um número que contrasta fortemente com a semana anterior, quando foram informadas quatro mortes. A Prefeitura não informa se os dados se referem a casos novos, efetivamente, ou antigos só agora notificados.

Desde o início da pandemia, Niterói contabiliza 40.803 casos e 1.897 mortes por Covid-19.


Nesta semana, a taxa de ocupação nos hospitais do SUS se manteve estável, com pacientes internados em 43% dos leitos reservados para doentes de Covid e 34% nas vagas de UTI. O número é melhor do que a média do estado, de 40% e 58%, respectivamente.


A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói atribui a queda na hospitalização aos efeitos da vacinação. Niterói já vacinou até quinta-feira (8) 309.002 pessoas com a primeira dose da vacina, cerca de 60% do total da população. Deste total, 117.899 tomaram a segunda dose, 22% dos moradores da cidade. O município prevê completar a vacinação do grupo até 18 anos até o final de agosto.


Veja também: São Gonçalo é o primeiro município com mais de um milhão de habitantes a completar vacinação (aseguirniteroi.com.br)


Apesar do resultado, o número de casos mostra que o coronavírus ainda circula na cidade. No página da Prefeitura, a pesquisa feita nas saídas de esgoto revela que foi detectada a presença do coronavírus em todos os pontos testados, na orla da Baía de Guanabara, na Região Oceânica, nas Zonas Norte e Leste e em Pendotiba.


A Secretaria de Saúde mantém a recomendação de cuidados sanitários, uso de máscaras, distanciamento responsável e limpeza constante das mãos.