Projeto vai ensinar esportes de praia a alunos da rede pública de Niterói

'Campeões de Areia' oferecerá aulas de beach tennis, beach soccer, vôlei de praia e handebol de areia a crianças de 8 a 14 anos

por Lívia Figueiredo


Da esquerda para direita: Marcelo Fernandes, presidente do Idec, Robert Voss, secretário de Esporte e Lazer, Frederico Castro, gerente de projetos do Idec, e Rubinho Goulart, da Secretaria de Esporte e Lazer / Foto: Divulgação


Com as escolas fechadas, crianças da rede pública de Niterói vão ganhar um presente: a prática de atividades esportivas nas praias de Icaraí e São Francisco, orientadas por profissionais de educação física. Parceria da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói (Smel) com o Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (Idec), o projeto “Campeões de Areia” vai integrar socialmente crianças e jovens de 8 a 14 anos de idade da rede pública de ensino da cidade. Já fica como um presente para o Dia das Crianças, na segunda (12).


O “Campeões de Areia” é uma iniciativa para o crescimento de quatro modalidades esportivas praticadas na areia: Beach Tennis, Beach Soccer, Vôlei de Praia e Handebol de Areia. Um dos objetivos é tirar muitas crianças e jovens em situações de vulnerabilidade, risco de violência e drogas por meio da prática do esporte.


As aulas acontecerão nas Praias de Icaraí às segundas e quartas e em São Francisco às terças e quintas. Serão dois turnos, um no período da manhã e outro no período da tarde. Os horários ainda estão sendo estudados, de forma que todos os alunos participem das quatro modalidades, em rodízio, ao longo do ano de duração.


O pré-requisito para participar do projeto é que o aluno esteja matriculado preferencialmente em escola pública, mas também haverá vagas para estudantes da rede privada. Antes das aulas, os alunos receberão um kit com camisa, boné, lanche, além de todo material necessário para a prática dos esportes.


- Nós vamos começar com treinos funcionais, práticas mais individuais, respeitando o distanciamento. Quando for mais apropriado, faremos as práticas de esporte coletivo. No momento, estão sendo implantadas as balizas e os professores estão sendo contratados. Estamos deixando tudo alinhado para que possamos dar início às aulas na próxima semana - conta o secretário de Esporte e Lazer, Robert Voss.


O projeto é uma parceria com o Idec e funciona da seguinte forma: A Secretaria fica responsável pela guarda do material a ser utilizado e pela cessão de espaço, enquanto o Idec recruta os beneficiários e os profissionais que irão atuar no local.


O objetivo é oferecer uma oportunidade para crianças de escola pública que não têm acesso aos espaços de lazer nas escolas, proporcionando a cultura de esporte nas praias. Essas crianças, que apresentam melhor desempenho escolar, são selecionadas pelos professores de educação física e, em alguns casos, até por diretores. Serão 150 crianças em Icaraí e 150 em São Francisco. De acordo com Voss, o trabalho é um incentivo do convívio social por meio da prática do esporte, além de ser um entretenimento para as crianças que costumam estar muito conectadas aos aparelhos eletrônicos.


O projeto, cujo intuito é dar continuidade aos Jogos Escolares de Niterói (JEN’s), é um sonho antigo da Secretaria de Esporte e Lazer. Os Jen’s, que já realizam essa integração entre alunos de escolas públicas e particulares, é um exemplo de evento que a SMEL consolidou com sucesso.


Segundo o gerente de projetos do Idec, Frederico Castro, o projeto foi aprovado junto à Secretaria de Esporte e Lazer por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio de Janeiro, contando com o patrocínio da Enel. Ele diz que a participação da Secretaria foi fundamental, pois ela abraçou a ideia e enxergou potencial no projeto.


- A importância desse projeto é oferecer às crianças que talvez não teriam acesso a algumas práticas muito específicas, como o handebol de praia e o beach tênis, a vivenciarem essas modalidades. No momento em que as crianças continuam sem aula, por conta da pandemia, é uma maneira de ter um contato com esporte e com o espírito de cidadania que ele traz.


Os interessados em participar do projeto poderão comparecer aos núcleos que estarão montados em São Francisco, em frente ao Shopping Lido, ou na Praia de Icaraí, na altura da Rua Álvares de Azevedo.


728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.