Antonio Pedro ganha laboratório para impressão de órgãos em 3D

Laboratório digital pioneiro é uma parceria da UFF com Prefeitura de Niterói e Fundação Euclides da Cunha

Coração impresso em 3D. Unsplash


A Univesidade Federal Fluminense (UFF) se prepara para inaugurar um ambiente de fabricação digital que vai permitir a impressão de órgãos 3D e outras inovações. Batizado de Fab Lab Health, Science & Education, o projeto pioneiro é fruto de uma parceria entre a UFF, a Prefeitura Municipal de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha. O Antonio Pedro (HUAP) será o primeiro hospital universitário do Brasil a receber esse tipo de estrutura.


Leia mais: Niterói recebe remessa de vacinas da Janssen, imunizante de dose única


De acordo com a universidade, o Fab Lab é um ambiente de fabricação digital que vai possibilitar a modelagem e impressão de protótipos de órgãos. O espaço será composto por impressoras 3D, cortadoras a laser, equipamentos de montagem e computadores, através dos quais se idealizam e executam protótipos de produtos.


No caso desse Fab Lab em particular, que será implantado no Serviço de Radiologia do HUAP, o intuito é o de desenvolver um trabalho inovador na área da educação por meio de uma colaboração com professores da educação básica do município.


O projeto envolve a integração de estudantes das escolas de Niterói na produção de protótipos do coração, entendendo a anatomia e fisiologia do órgão, assim como também conteúdos de computação, física, química e matemática, necessários para a escolha das características dos materiais utilizados nessa fabricação.