Artista plástico Diego Moura lança aplicativo 'Um dedo de arte para colorir'

Proposta é de apresentar às crianças o universo das artes e desenvolver o olhar e as habilidades motoras dos pequenos

Diego Moura lançou app "Um dedo de arte para colorir". Divulgação


Um "dedinho" de arte na vida de uma criança pode fazer muita diferença. Principalmente na pandemia, quando a socialização dos pequenos foi tão impactada pelo isolamento. Foi pensando nisso que o artista plástico Diego Moura lançou o aplicativo "Um dedo de arte para colorir", baseado no meio que usa para a criação de obras digitais: o celular.


Leia mais: Niterói se vê no MAC na mostra Ressurgência


A grande motivação para a obra, diz o artista de 31 anos, morador de Niterói, foi uma ligação que recebeu da sobrinha durante a pandemia.


— Eu tenho muitos sobrinhos e sei que não foi fácil para eles deixarem de ir à escola e de interagir com outras pessoas da mesma idade. E, dentro deste contexto, um dia, no meio do meu horário de trabalho, minha sobrinha, Júlia, de 5 anos, me ligou dizendo que queria desenhar comigo. Ligamos a câmera do celular e eu pedi para ela pegar um papel e fui dando as dicas. Dias depois, meu outro sobrinho, Bernardo, na época com 4 anos, fez exatamente a mesma coisa — relembra Moura, que depois dessas experiências teve a ideia de "ampliar" a brincadeira.


Dentro do aplicativo, os usuários também podem colorir obras já conhecidas de Diego Moura, entre elas a "Joanne", uma arte inspirada na cantora Lady Gaga e que ficou internacionalmente conhecida após a cantora manifestar nas redes interesse em comprar a tela.


Antes de ser lançado, o app foi apresentado a mães de crianças e profissionais de educação. É que o artista teve procupação com a responsabilidade pedagógica da brincadeira.


— A resposta foi muito positiva e já estou tendo várias ideias para as próximas fases que estarão disponíveis para atualização em breve. A ideia é que os pequenos, sejam estimulados a conhecer um pouco mais sobre o mundo da arte, exercitem o olhar crítico e treinem o controle motor — conta Diego Moura.


Além da aposta na criação de conteúdo para o público infantil, Moura também tem investido na conexão da arte com o público adulto. Além de ter duas exposições em cartaz, uma na Galeria La Salle, em Niterói, e outra na Vogue Gallery, na Barra da Tijuca, o artista lançou uma exposição virtual em seu novo site: umdedodearte.com.br.