Artistas pintam painel em homenagem a Paulo Gustavo em Icaraí

Caixa de luz pintada com imagem de Dona Hermínia no calçadão virou uma tela de TV com a declaração: "Rir é um ato de resistência"


Os artistas IPO e Maria Clara Machado, autores da homenagem em Icaraí. Foto de divulgação


O artista plástico maranhense IPO, de 57 anos, passou o último fim de semana preparando uma homenagem à memória do ator Paulo Gustavo, no calçadão de Icaraí. Utilizando a técnica do stencil, pintou a personagem Dona Hermínia em uma caixa de luz, com a legenda “Rir é um ato de resistência”.


Leia mais O Caminho de Paulo Gustavo: um roteiro de Niterói no fim de semana


O artista passou a semana planejando o projeto com a ajuda da sobrinha Maria Clara Machado, de 24 anos, moradora de Niterói, surda e aluna da Escola de Belas Artes da UFRJ. A ideia de transformar a caixa de luz, segundo ele, foi inspirada no filme Minha Mãe é Uma Peça:


- Desde 2018 que eu e minha sobrinha sempre pintamos aquela caixa de energia e usamos temas da fauna marinha. Dessa vez ela sugeriu uma homenagem a Paulo Gustavo e eu adorei a ideia. Por ser num formato retangular, imaginei uma tela de televisão, ambiente que Paulo Gustavo tinha total domínio.


Não é a primeira vez que IPO intervém no cenário urbano, transformando locais comuns em peças de arte. Recentemente, fez um painel em homenagem a Tia Ciata na Pedra do Sal, no Rio de Janeiro. Segundo ele, a empatia dos niteroienses pelo trabalho foi imediata, e durante todo o dia muita gente passou para fazer fotos e transformar o ato em uma homenagem coletiva, nas redes.