Associação Fluminense de Amparo aos Cegos completa 90 anos e tem novos projetos a caminho

Instituição filantrópica mais antiga de Niterói planejar criar faculdade, centro de estudos e um espaço cultural


Instituição presta serviços de apoio a pessoa com deficiência visual e completa 90 anos. Foto de acervo do site


Instituição filantrópica mais antiga de Niterói, a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) completou 90 ano em maio. Centro especializado em reabilitação visual, tem atendimento multidisciplinar e equipe especializada que atende 675 pacientes por mês. Agora, a organização fundada em 1931 planeja ampliar seus serviços para a população oferecendo curso superior, centro de pesquisas e espaço cultural.


A criação do Instituto Superior da AFAC (ISAFAC) está na fase de avaliação pelo Ministério da Educação (MEC), com prazo de resposta para o fim de 2021. A proposta é oferecer cursos de graduação, extensão e pós-graduação. Já a proposta do centro de pesquisa Louis Braille é ser um polo de atividades técnico-científicas

para atuar também em conjunto com a ISAFAC e universidades parceiras.


O espaço cultural, por sua vez, deve abrigar um acervo dos primeiros equipamentos e utensílios para facilitação das atividades de vida cotidiana desenvolvidos para pessoas com deficiências visuais e outras deficiências, além de contar a história da instituição.



Livro


Está previsto o lançamento de um livro contando a história da instituição e um evento na Câmara de Vereadores de Niterói. A pandemia adiou os festejos, que deverão acontecer em dezembro. A coordenadora técnica do Centro Especializado de Reabilitação da AFAC, Joana Merat, explica os objetivos das novas propostas da Associação:


- A ideia de ampliar as atividades veio da própria necessidade de inovação e adaptação aos novos tempos. Por exemplo, dentro da visão de sustentabilidade, implantamos um sistema de energia solar, e agora vamos partir para o sistema de água. Temos sempre

que procurar nos aprimorar em todos os campos.


A Afac é a única instituição no estado habilitada pelo Ministério de Saúde, e possui uma produção própria de bengalas, lentes esclerais e próteses oculares. Cerca de 55 são dispensadas à comunidade todos os meses, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A AFAC também realiza consultas particulares oftalmológicas a preços populares.


É possível entrar em contato pelo e-mail recursosopticos@afac.org.br, ou pelos telefones: 21 2717-2822 e 21 2722-4898. A Afac está localizada na Rua Padre Leandro 18, no Fonseca.