Estado informa Prefeitura sobre substituição do Niterói Presente: 'Fomos comunicados hoje', diz Axel

Atualizado: Set 3

Recursos do programa serão transferidos para o Pacto Niterói contra a Violência; Cisp também será mantido


Niterói Presente foi encerrado pelo Governo do Estado. Foto: Prefeitura de Niterói


O Prefeito de Niterói, Axel Grael, confirmou na noite desta quinta-feira que o programa Niterói Presente não será renovado. Ele relata que foi comunicado no fim da tarde sobre a decisão do Governo do Estado, que vai assumir a Segurança Pública na cidade, conforme o A Seguir havia informado.


Leia mais: Cláudio Castro substitui Niterói Presente e desassocia programa da imagem de Rodrigo Neves


— Fomos comunicados hoje, no fim da tarde, que o Governador do Estado não vai renovar o convênio — anunciou Axel. — O governo assumiu o compromisso de manter esse programa com a mesma quantidade de policiais nas ruas, se comprometeu a assumir toda a responsabilidade sobre o trabalho que era antes feito pelo Niterói Presente.


Ainda segundo o Prefeito, Niterói vai continuar priorizando a Segurança e manterá o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e os outros mecanismos de monitoramento, cercamento eletrônico e inteligência, em apoio às forças policiais. Os cerca de R$ 30 milhões anuais investidos no programa, com remuneração do efetivo e equipamentos, serão alocados no Pacto Niterói contra a Violência.


Coordenado pela Prefeitura, o Niterói Presente se mostrou eficiente na redução de índices de criminalidade. De 2018 a agosto de 2021, por exemplo, a cidade teve diminuição de 79% dos roubos de rua. Os roubos de veículos tiveram queda de 87% no mesmo período.


Cláudio Castro se pronuncia


Minutos antes da transmissão do gabinete de crise da Prefeitura de Niterói, o Governador Cláudio Castro usou as redes sociais para negar a interrupção do programa de segurança na cidade.


"Estão dizendo por aí que o Segurança Presente acabou em Niterói! Atenção! É Fake News! O programa não foi suspenso. Pelo contrário! Ele será ampliado e vai chegar à região de Pendotiba, somando quase 300 agentes em 10 locais da cidade", escreveu.


Castro confirmou, ainda, que o estado vai se responsabilizar integralmente pelo novo programa, que será ampliado para a região de Pendotiba.


"Tudo será custeado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Talvez por isso estão espalhando desinformação por aí. Vou reforçar: são mentirosas as afirmações divulgadas por políticos desde ontem sobre a interrupção dos serviços de segurança que o Estado mantém há quatro anos".


Opositores anteciparam anúncio


Na tarde desta quinta-feira, antigos opositores políticos de Axel Grael e do ex-prefeito Rodrigo Neves recorreram às redes sociais para comemorar a substituição do Niterói Presente pelo Segurança Presente, antes mesmo do anúncio oficial. O objetivo de Cláudio Castro seria aproximar o programa bem sucedido do governo estadual, de olho em 2022, quando deve enfrentar o ex-Prefeito de Niterói nas urnas.


Em Niterói, a cor laranja dos coletes e veículos usados pelo policiais, que remete ao logo da Prefeitura, será substituída por azul, mais associado ao Governo do Estado. O Segurança Presente Niterói também será lançado com a boa notícia de que será expandido para a região de Pendotiba, deixando uma boa impressão na população da cidade.