Axel Grael comemora aprovação de vacinas: 'Vitória da ciência'

Prefeito diz que cidade se orgulha de ter participado dos testes da Coronavac e está pronta para a vacinação



O Prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhou a reunião da Anvisa neste domingo (17) para a autorização emergencial da Coronavac e da vacina AstraZeneca/Oxford. E comemorou a aprovação das vacinas: "Hoje é um dia histórico. É a vitória da ciência ter em tempo recorde vacinas testadas e aprovadas pela Anvisa."


O Brasil conta hoje com 6 milhões de doses da Coronavac para iniciar o Plano Nacional de Imunização, na quarta-feira (20). Havia a previsão de distribuição também de 2 milhões de doses da AstraZeneca, mas a operação de importação da Índia não deu certo e a Coronavac será a única vacina destinada nesta etapa. O Prefeito destaca a participação da cidade nos testes da vacina chinesa.


- Em Niterói, desde o início, baseamos todas as nossas ações na ciência e nas experiências internacionais. Fomos a única cidade do Rio a participar dos testes de fase 3 da Coronavac e sinto que nossa cidade colaborou com esse resultado que mostra eficácia e segurança da vacina -, comentou.


O Ministério da Saúde ainda não informou como será a distribuição da vacina para estados e municípios. Mas a cidade está pronta e já definiu os postos para a aplicação da vacina. Nesta etapa, vacina será destina a profissionais de Saúde e idosos em casas de repouso. A Secretaria de Saúde calcula que a cidade deve receber 20 mil doses da vacina, por critério de proporcionalidade.


- Estamos com toda a logística pronta para iniciar a vacinação. Só aguardamos, ansiosos, a chegada das doses que caberão a Niterói para começar a imunizar nossa população -, explicou.


Apesar do entusiasmo, o Prefeito Axel Grael faz um alerta: " É um dia para se comemorar, mas também para ter a consciência de que o vírus ainda está em circulação e não podemos relaxar nas nossas medidas de prevenção com distanciamento social, uso de máscaras e a higiene. Vamos vencer essa guerra."