Câmara de Niterói cria Frente Parlamentar em Defesa dos Animais

Projeto foi aprovado nesta quinta-feira (4) por unanimidade pelos vereadores


Vereador Daniel Marques foi o autor do projeto. Foto: Câmara Municipal/Divulgação


Em votação nesta quinta-feira (5), a Câmara Municipal de Niterói aprovou por unanimidade o projeto que cria a Frente Parlamentar em Defesa do Animais. A ideia foi proposta pelo vereador Daniel Marques (DEM), atendendo a uma demanda antiga na cidade.


De acordo com o parlamentar, o projeto é voltado não somente para os cuidados com animais domésticos abandonados, mas também pretende estabelecer cuidados com animais silvestres, principalmente os que se encontram ameaçados de extinção.


- Precisamos lutar pelos nossos amigos que não têm voz. Vamos discutir animais domésticos, hospital público veterinário, controle populacional de cães e gatos, ética animal e também a alimentação saudável, mas não vamos parar por aí. Precisamos debater e criar ações efetivas para a fauna silvestre, resgate de animais e a necessidade de um Centro de Triagem de Animais Silvestres em Niterói - explicou Marques.


Com o projeto aprovado, a ideia é criar grupos de trabalho sobre os mais variados temas relacionados à causa, como controle populacional; conscientização sobre adoção e posse responsável; implantação do atendimento veterinário gratuito através de um hospital público; ações de resgate; fauna silvestre e áreas de soltura; Centro de Triagem de Animais Silvestres; chegando até a discussão da preservação do habitat, alimentação consciente e ética animal.