Câmara de Niterói aprova mudança do nome da Moreira César para Ator Paulo Gustavo

Proposta de homenagear o humorista de Niterói foi feita pela Prefeitura e aprovada em consulta popular


Morador com placa em homenagem a Paulo Gustavo. Arquivo/A Seguir: Niterói


A Câmara Municipal de Niterói aprovou por 18 votos a 3, na noite desta quinta-feira (13), a troca do nome da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, para Rua Ator Paulo Gustavo. A decisão foi tomada levando em consideração o resultado da consulta pública, que obteve mais de 34 mil votos, sendo 90,2% favoráveis à homenagem ao humorista.


Leia mais 'É a superação de um passado violento', diz pesquisadora da UFF sobre mudança na Moreira César


Paulo Gustavo era natural de Niterói e fez da cidade cenário da trilogia de filmes "Minha mãe é uma peça", de autoria do próprio autor, inspirado em suas histórias com a mãe, Déa Lúcia Vieira. O ator se contaminou com a Covid-19 em março, e seu quadro se agravou rapidamente, precisando ser intubado ainda naquele mês.


No dia 10 de abril, Paulo Gustavo precisou ter a ajuda do ECMO (sigla em inglês para Membrana de Oxigenação Extra Corpórea), ou pulmão artificial, além de ser submetido a pleuroscopia e transfusão de sangue. O estado de saúde chegou a melhorar ligeiramente, mas no dia 4 de maio o ator faleceu.


A Prefeitura de Niterói divulgou a decisão da Câmara em suas redes sociais e declarou:


"Ele se foi mas deixou um grande legado de amor e generosidade. Essa homenagem mostra o enorme reconhecimento dos niteroienses por essa pessoa extraordinária que foi Paulo Gustavo".