Niterói abre novos postos para reduzir filas da vacina contra Covid

Atualizado: Abr 21

Largo da Batalha e Icaraí terão postos volantes já nesta quarta-feira (21); e vão abrir nos feriados


Mulher é vacinada contra Covid em Niterói: dois novos postos a partir desta quarta


Niterói terá mais dois pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (21). Chegam em boa hora, quando o número de pessoas incluídas nos grupos de risco aumenta e a cidade registra longas filas nos pontos de vacinação. Os dois novos locais são o Colégio Gomes Pereira, no Largo da Batalha, e o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, em Icaraí.


Vacinação no Centro Cultural Pascoal Carlos Magno, no Campo de São Bento


Leia Mais Vacina da gripe teve mais postos e menos fila em Niterói; veja os locais habilitados


As aglomerações nas unidades de saúde de Niterói viraram uma rotina diante do aumento da demanda. Com a queda da idade, aumenta o número de moradores em cada grupo a ser vacinado. Além disso, a vacina agora combina dois grupos, idosos e profissionais e trabalhadores de saúde.


Quando o Clube Central foi incluído na lista de postos, a média de aplicações de primeira dose por dia, naquela semana, foi de 1.646 — entre 5 e 10 de março. Atualmente, a demanda é nada menos do que 109% maior. Entre 5 e 12 de abril (antes da interrupção de três dias por falta de vacinas), a média de aplicaçõs de primeira dose ficou em 3.456. Além da redução da faixa-etária, que amplia naturalmente a procura, a Prefeitura incluiu trabalhadores da saúde no público-alvo.


A vacinação no Colégio Gomes Pereira vai começar no horário normal, às 8h. Já no Campo de São Bento, a imunização vai começar às 9h excepcionalmente nesta quarta feira, e depois, também passa a ser feita às 8h.


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a abertura de dois novos postos foi feita para atender a ampliação do calendário de vacinação que, também nesta quarta (21), avança para os idosos a partir de 62 anos e para profissionais e trabalhadores de saúde a partir de 30 anos de idade. A cidade passa a contar com 11 pontos de imunização, ainda muito longe dos 100 locais prometidos pela Prefeitura em janeiro.


Confira o calendário da vacinação contra Covid-19 21 e 22/abril, quarta e quinta-feira Idosos a partir de 62 anos Trabalhadores e profissionais da área de saúde a partir de 30 anos 23 e 24/abril, sexta-feira e sábado Idosos a partir de 61 anos Trabalhadores e profissionais da área de saúde a partir de 25 anos 26 e 27/abril, segunda e terça-feira Idosos a partir de 60 anos Trabalhadores e profissionais da área de saúde a partir de 18 anos


Locais de vacinação


Policlínica Sérgio Arouca - Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.


Policlínica Dr. João da Silva Vizella - Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.


Policlínica Regional de Itaipu - Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.


Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva - Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.


Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March - R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.


Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.


Policlínica Regional Dr. Renato Silva - Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca


Drive thru na Universidade Federal Fluminense - Campus Gragoatá - Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.


Posto volante no Clube Central: Av. Jorn. Alberto Francisco Torres, 335 – Icaraí


Posto volante no Colégio Gomes Pereira: Av. Rui Barbosa, 1250 – Largo da Batalha


Posto volante no Campo de São Bento: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Icaraí


Acamados – A vacinação dos idosos acamados também continua na cidade. O agendamento pode ser feito pelo e-mail covid19.acamadosniteroi@gmail.com. Na hora do agendamento têm que ser informados nome completo, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde da pessoa a ser vacinada e telefone para contato.


Números – Até a última segunda-feira (20), Niterói contabilizava um total de 170.172 vacinas aplicadas contra a Covid-19. Deste número, 119.906 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 50.266 com a segunda.