Campo de São Bento terá novo paisagismo

Projeto original da construção, há 112 anos, vai inspirar reforma


O parquinho do Campo de São Bento. Foto: Gustavo Stephan


Fechado desde o começo da pandemia de Covid-19 em Niterói, em março, o Campo de São Bento começou a ganhar nesta segunda-feira (15/6) um novo projeto de paisagismo. O Parque Prefeito Ferraz, popularmente chamado de Campo de São Bento, também receberá outras melhorias, como um conjunto de banheiros, piso emborrachado nos brinquedos, bebedouro e nova iluminação.


As melhorias foram decididas após consulta pública realizada em 2018, que teve 2.500 votos. O novo projeto paisagístico incluirá o tratamento do solo dos canteiros e o plantio de novas espécies ou manejo de outras que se adaptaram ao parque.

De acordo com a secretária de conservação e serviços públicos, Dayse Monassa, o objetivo do projeto é dar nova vida ao local, com paisagismo adequado ao de sua construção, há 112 anos.

- A revitalização será iniciada pela alameda central (canteiros do meio), seguida dos canteiros que ficam visíveis para as ruas (borda externa). A primeira parte consiste em um sistema de retirada das plantas, preparo do canteiro e replantio e plantio de novas espécies. É importante ressaltar que nenhuma árvore será retirada. A equipe vem trabalhando na retirada das leucenas, que são espécies invasoras e retirada de mudas de plantas que serão levadas para o Horto de Itaipu, além da poda de harmonização. Todo o paisagismo foi baseado em sua flora original e aprovado pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC) e pelo Conselho de Cultura, tendo em vista que o Campo de São Bento é tombado pelo patrimônio histórico - diz a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.