Canto do Rio confirma participação no Campeonato Carioca da Série C

Atualizado: Mar 5

Time niteroiense volta a competir em um torneio oficial da Fferj. Última disputa foi em 2018


Por Gabriel Gontijo

Imagem do último elenco profissional do Canto do Rio, que disputou a Série C em 2018. Foto: Dalton Valério


"De noite e de dia a turma sorri. Enche de alegria Icaraí (oi)". O trecho do hino oficial do Canto do Rio também serve para levar felicidade ao torcedor do Cantusca. De acordo com informação obtida pelo A Seguir: Niterói, o time niteroiense vai disputar a Série C do Campeonato Carioca, o equivalente à quinta divisão estadual.


O anúncio oficial ainda não foi feito, mas deve acontecer nos próximos dias, de acordo com uma fonte ligada à diretoria. Isso ainda não ocorreu porque "estão fechando alguns detalhes", mas essa mesma pessoa confirmou que o time niteroiense vai participar do campeonato, que está previsto para ter início em abril. Além disso, outro profissional também ligado ao clube disse que, em breve, serão anunciadas "grandes novidades".


A última competição profissional disputada pelo Canto do Rio também foi o Campeonato Carioca da Série C, em 2018, que, na época, era conhecida como a quarta divisão. Como a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Fferj) aboliu a seletiva da primeira divisão já a partir deste ano, foi necessário uma nova distribuição dos clubes fluminenses nas demais divisões. Por essa razão que a Série C é a chamada "Quintona", já que, pela ordem, a elite é a A1 e na sequência existem a A2 (segunda divisão), B1 (terceira), B2 (quarta) e a Série C.


Há três anos o Cantusca "bateu na trave" no acesso para a Série B2, então "Terceirona". Na época, o time niteroiense caiu nas semifinais para o Mageense, que foi o campeão do torneio. Na primeira partida o time niteroiense venceu por 1 a 0, mas a derrota por 3 a 0 no jogo da volta eliminou o Canto do Rio da disputa.


Embora não tenha jogado profissionalmente no clube, Gérson, o Canhotinha de Ouro, deu os primeiros passos no futebol no Canto do Rio. Posteriormente, ainda garoto, foi para o Flamengo, que foi o primeiro time da carreira dele.