Canto do Rio se torna clube empresa e agora se chama Los Angeles Atlantic Soccer

Com apoio de grupo financeiro dos EUA, time niteroiense vai oferecer serviços bancários aos torcedores


Por Gabriel Gontijo


Time do Canto do Rio Football Club nos anos 50. Foto: Acervo do Clube

Gérson deu os primeiros passos no futebol no Canto do Rio. Foto: Reprodução/Facebook


Depois que anunciou a volta para o futebol profissional após ficar fora dos gramados desde 2018, o Canto do Rio surpreendeu ao anunciar nesta sexta-feira (19) uma parceria com o grupo financeiro norte-americano Atlantic Bank. Com isso, o time niteroiense passa a ser um clube-empresa e vai disputar a Série C do Campeonato Carioca com o nome de "Los Angeles Atlantic Soccer Canto do Rio".


Leia mais: Canto do Rio confirma participação no Campeonato Carioca da Série C


Inspirando-se em parcerias do tipo já existente no Brasil, como o RB Bragantino, de São Paulo, e o Resende, time do Sul Fluminense, que tem um acordo com o Lyon, da França,

a equipe niteroiense também vai ter um novo escudo já na estreia da competição. Além do azul e branco, o vermelho do L.A. Atlantic se somará às tradicionais cores do uniforme para a disputa da Série C do Campeonato Carioca 2021, com início previsto para maio.


Futebol e negócios


Gerente do futebol do Cantusca, Rafael Soriano explica que a parceria tem duração de cinco anos. Neste período, ele espera que os resultados dentro de campo permitam que o time niteroiense possa estar na elite do Campeonato Carioca dentro desse tempo.


O projeto também irá oferecer a possibilidade de intercâmbio entre os atletas profissionais e da base dos dois clubes e diversos investimentos na parte de estrutura e posicionamento social na região de Niterói e São Gonçalo.


Rafael disse que "não pensou duas vezes" quando a oportunidade surgiu. A parceria vai além do futebol. Os novos parceiros vao estabelecer uma espécie de banco virtual. Isso estará relacionado ao programa de sócio-torcedor e vai ter um cashback remunerado voltado ao futebol, para que os torcedores e também empresários da cidade, possam realizar operações financeiras diárias e terem os resultados revertidos diretamente para os cofres do clube.


- Para o torcedor, vamos oferecer uma conta digital, cartão de crédito, sistema de pontos e muitas oportunidades e vantagens, além de um app exclusivo. E para o empresário da região poder fazer parte da torcida e desfrutar de uma conta bancária mais justa com muitas novidades de gestão financeira, teremos maquininhas de pagamento personalizada do clube, onde todo o resultado da operação, será revertida diretamente para o clube - explica o gerente de futebol.


Possibilidade de jogar no Caio Martins

Outra expectativa é de conseguir o apoio estadual e municipal para disputar os jogos no Caio Martins, que atualmente está concedido ao Botafogo. Soriano explica que tem feito reuniões até em nível federal para conseguir o direito do time mandar seus jogos no estádio localizado em Icaraí, na Zona Sul de Niterói.


- Nosso objetivo é conseguir assumir a gestão do estádio do Caio Martins. Estamos tentando negociar com a prefeitura de Niterói, Governo do Estado e até com a Secretaria de Esportes em Brasília. Acreditamos que o projeto possa trazer bons frutos para a cidade com a utilização e revitalização de um grande equipamento esportivo, que será o nosso Centro de Treinamento e também local de nossos jogos - afirmou o dirigente.


Apesar da vontade, a situação não deve ser resolvida de forma simples. Segundo apuração do "A Seguir: Niterói", o Botafogo tem direito de uso do estádio até 2023, que é quando se encerra o contrato do Glorioso com o governo do estado, proprietário do local. Além disso, o estádio conta com sérios problemas de infraestrutura, como problemas na fiaçao elétrica, falta de manutenção dos banheiros e quartos sem iluminação e com infiltração.


Caso consiga mandar seus jogos no estádio, o Canto do Rio fará algo que não acontece desde 2010, que foi a última vez que o clube jogar suas partidas oficiais no local. A Série C tem previsão de estreia entre abril e maio e o campeão e o vice irão disputar a Série B2, a quarta divisão, já em setembro deste ano.