Capela Nossa Senhora da Conceição de Niterói lança aplicativo da fé

Atualizado: 18 de Dez de 2020

Ferramenta integra uma série de lançamentos comemorativos dos 350 anos da igreja, que completará a data em 2021


por Gabriel Gontijo


A pandemia de Covid-19, que mudou a vida de todo o mundo, afetou também igrejas, templos e todo tipo de culto religioso. Como forma de modernizar o acesso dos fiéis às missas e a outros aspectos doutrinários do catolicismo, a Arquiconfraria de Nossa Senhora da Conceição de Niterói lança este mês o aplicativo para celulares chamado “Imaculada Conceição de Niterói”.


Além do intuito de modernizar as informações sobre missas e outros aspectos para seus fiéis, a ferramenta é o pontapé inicial para as comemorações de 350 anos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Niterói, que serão completados em 2021. De acordo com o Prior Luiz Gonzaga, a ideia é levar a comunidade da Imaculada Conceição de Niterói para mais próximo das informações da Capela.


- Somos uma pequena capela, mas em 2021 completaremos 350 anos de história. Uma rica história, onde a fé nos leva sempre adiante! O lançamento do aplicativo é um marco para nós e uma enorme felicidade! A Arquiconfraria Nossa Senhora da Conceição de Niterói busca, constantemente, aproximar a Capela da comunidade. E esperamos que, em 2021, consigamos voluntários para, junto conosco, manter viva a Capela Nossa Senhora da Conceição de Niterói - diz o Prior.


Em conversa com o A Seguir: Niterói, Gonzaga explicou que além de missas, o aplicativo permite que alguém se vincule às pastorais, faça parte de ministérios como voluntário, saiba as datas das missas e eventos, tenha acesso às mensagens bíblicas ditas pelo padre, músicas e orações especiais e até mesmo trocar ideia entre os integrantes da igreja, como se fosse um aplicativo de bate-papo.


Além do mecanismo digital para celulares, também está previsto para o ano que vem o lançamento de um livro sobre a história da Capela. A obra está sendo preparada pela arquiteta Renata Aymoré Gama, que também é historiadora especializada em patrimônio histórico e Conselheira do Conselho Estadual de Tombamento do Estado do Rio de Janeiro. E além do aplicativo e do livro, a mesa diretora ainda planeja a realização de outras atividades e inovações para marcar os 350 anos da Arquiconfraria, que serão planejadas ao logo de 2021


- Com muita fé, acreditamos que conseguiremos deixar marcada esta data tão importante para nós, no ano que vem, seja on line, ou presencialmente, como todos gostaríamos e como a Imaculada Conceição merece. - finaliza Luiz Gonzaga em tom otimista


O aplicativo está disponível nas lojas de aplicativos compatíveis com sistemas Android, IOS e IPhone.