Carnaval já vem chegando e Ponte Rio-Niterói espera quase 2 milhões de veículos até o dia 22

De acordo com a Ecoponte, a previsão é de movimentação intensa principalmente entre quinta (11) e sábado (13)


Por Gabriel Gontijo

Foto: Divulgação


Apesar de o carnaval de 2021 ter sido cancelado por causa da pandemia e de não haver ponto facultativo na segunda (15) na cidade do Rio, a Ecoponte se prepara para movimentação intensa na Ponte Rio-Niterói. Segundo a concessionária, a previsão é que 1,8 milhão de veículos passem pelo local entre quarta-feira (10/02) e segunda-feira (22/02).


A movimentação mais intensa está prevista para acontecer entre quinta (11) e sábado (13), com média de 277 mil veículos em direção a Niterói e à Região dos Lagos. Para a volta, 173 mil veículos seguirão no sentido Rio na Quarta-Feira de Cinzas (17) e quinta-feira (18).


A campanha por mais segurança na estrada e cuidados na pandemia: parceria da Ecoponte com o A Seguir: Niterói


"Neste verão, não dê férias para a segurança"


Com o objetivo de orientar os motoristas a viajarem com segurança e cuidado com a saúde, a Ecoponte vai reforçar durante o feriado a campanha “Neste verão, não dê férias para a segurança.” A campanha é uma parceria da Ecoponte com o A Seguir: Niterói.


Na Ponte Rio-Niterói, o aviso aparece nos painéis ao longo da travessia e nos folhetos distribuídos na praça do pedágio: "Motorista, mantenha distância do carro da frente e do coronavírus." A campanha está em painéis ao longo da ponte, panfletos que são distribuídos na praça de pedágio e nas redes sociais da concessionária. A Ecoponte aconselha ainda que os usuários respeitem o isolamento social e lembra que o uso de máscara é obrigatório em ambientes externos.

Para alertar para a necessidade de atenção especial na viagem neste verão, a Ecoponte preparou, em parceria com o site de notícias A Seguir: Niterói, uma relação de recomendações para tornar a viagem mais segura. Algumas bem conhecidas, outras decorrentes da pandemia. Cuidado nunca é demais.

Importante cuidar da manutenção do carro: ninguém quer ficar na estrada exposto ao coronavírus. A atenção ao volante é fundamental para evitar riscos. Atenção também com os cuidados sanitários: leve máscaras, álcool em gel e respeite os protocolos de isolamento. A informação mais do que nunca será uma bagagem importante nesta viagem, nem todas as cidades adotam as mesmas regras em relação à Covid. Verifique a situação da cidade que você vai visitar. Planeje a viagem para não ter surpresas.

Manutenção do veículo

Cuide da manutenção do veículo. Ninguém quer correr o risco de ficar parado na estrada por uma pane e ter que lidar com mecânicos, reboques e emergência nas estradas. A maior parte das panes decorre de problemas simples, como falta de gasolina. Antes de sair, verifique os pneus, freios, óleo, água, luzes, limpadores e equipamentos de segurança. A Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil - Sindirepa - alerta ainda para o risco de problemas mecânicos provocarem acidentes nas estradas – eles aparecem como a quinta maior causa de acidentes nas rodovias. Faça a revisão, antes de viajar.

Atenção na estrada

Dirija com atenção e com responsabilidade. A maior parte dos acidentes decorre de distrações bobas, como olhar o celular. Ou imprudência, e neste caso com maior gravidade. O excesso de velocidade, as ultrapassagens indevidas e a embriaguez estão entre os principais itens da lista dos causadores de mortes no trânsito.


Aqui vão algumas dicas para você viajar em segurança: não se distraia, não dirija se estiver com sono, respeite sempre a sinalização, só ultrapasse com segurança, siga as leis e nunca se esqueça de que bebida alcoólica e direção não combinam em nada.

Verifique o seu destino

O cenário de pandemia fez com que as cidades adotassem normas de isolamento de acordo com o estágio de contaminação da Covid. Em algumas cidades, o uso de máscaras é obrigatório. Em outras, há restrição ao funcionamento de bares e restaurantes. Também pode haver cidades que restringem o acesso a praias e parques. Então, para evitar surpresas, é conveniente verificar antes de viajar a situação da cidade para onde você planeja viajar.


Fique bem informado sobre a evolução dos casos de Covid 19 no destino que escolher. No site do Ministério da Saúde você pode encontrar informações sobre a maioria das cidades: https://covid.saude.gov.br/. Os portais e mídias sociais das prefeituras costumam oferecer informações atualizadas. No estado do Rio, há um portal com informações sobre estabelecimentos turísticos, o https://turismoconscienterj.com.br/ , da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, que orienta e certifica estabelecimentos turísticos de 92 municípios fluminenses e oferece ao turista uma lista de opções consideradas mais seguras.


De resto, você já sabe: evite aglomerações. Se for visitar algum ponto turístico famoso, procure fazer em horários alternativos.

Planeje sua viagem

Além dos protocolos constantemente repetidos, como uso de máscara, álcool em gel, higienização das mãos e distanciamento social, o Ministério do Turismo reforça recomendações importantes para os viajantes. Planeje sua viagem.


Procure manter todas as superfícies do seu veículo higienizadas. Volante, botões do rádio, câmbio, maçanetas e todas as regiões que você pode precisar tocar. Para isso, use álcool 70 ou água e sabão. Mantenha, sempre que possível, os vidros abertos. Eles oferecem uma melhor circulação de ar dentro do carro.


Leve máscaras no carro, termômetro, álcool em gel. Compre ou leve de casa alimentos, roupas e utensílios para minimizar riscos. Se ainda assim for necessário ir às compras, dê preferência aos meios eletrônicos de pagamento.


Evite fazer paradas para abastecer, se alimentar ou usar o banheiro, para não estar em contato com superfícies potencialmente contaminadas. Se não puder levar seu próprio alimento e a fome apertar, dê preferência a comida em drive-thru e serviço de restaurante em ambientes abertos, observando e mantendo as medidas de higienização.

Se precisar parar em um posto de gasolina, observe se os protocolos estabelecidos estão sendo seguidos, como uso de máscara, álcool em gel, materiais individuais e evite ter contato direto com materiais de uso comum, como a mangueira de calibragem.

Documentos de viagem O Detran RJ alterou ou suspendeu diversos prazos e exigências para que a população não fosse prejudicada. Os condutores podem dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Permissão Para Dirigir (PPD) vencidas a partir de 19 de fevereiro de 2020. O prazo de licenciamento dos veículos em 2020 também foi prorrogado. Mas verifique as informações antes de viajar. Há situações especiais referentes à transferência de veículos usados, compra de veículos novos. E as normas sempre podem mudar. Detran - RJ: http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11202

Para outras informações, visite também o portal de notícias A Seguir: Niterói

http://www.aseguirniteroi.com.br

Neste verão, todo cuidado na estrada.

E Boa Viagem!