Castramóvel chega a Várzea das Moças com castração gratuita de cães e gatos

Inscrições serão realizadas na próxima segunda (7); é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência em Várzea das Moças

Castramóvel / Foto: Divulgação Prefeitura

Na próxima segunda-feira (7), os tutores de cães e gatos de Várzea das Moças, em Niterói, poderão castrar gratuitamente seus animais de estimação no Castramóvel, unidade móvel do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) da Prefeitura de Niterói. Serão disponibilizadas 150 vagas. Os interessados podem fazer o agendamento a partir das 9h, na próxima segunda, na Ciep 307 (Djanira), que fica na Avenida Central Ewerton Xavier, nº 417, em Várzea das Moças.


Leia mais: Confira cinco opções de passeios seguros em Niterói para o fim de semana


Não é necessário levar o animal no dia da inscrição, basta ter em mãos RG e CPF (original e xerox) e comprovante de residência em Várzea das Moças (apenas a parte do bairro que fica em Niterói). Não serão aceitos comprovantes de residência de outros bairros e municípios. As cirurgias serão realizadas entre 8 de junho e 2 de julho. Cada morador contemplado terá direito a uma vaga. Após a cirurgia, os animais são medicados e liberados para se recuperarem em casa. Para ser castrado no Castramóvel, o animal precisa atender aos seguintes requisitos:


- Ter mais do que quatro meses e menos do que seis anos;

- Pesar menos do que 25 quilos;

- Não ser obeso ou extremamente magro;

- Não são realizadas castrações em cães braquicefálicos (Pug, Buldogue, Shitzu, Boxer) e em gatos das raças persa ou exótica O trabalho do Castramóvel cumpre com todos os protocolos de proteção contra a Covid-19. De acordo com o coordenador de Proteção Animal da Prefeitura de Niterói, Marcelo Pereira, a meta é chegar a 1000 cirurgias em diversos bairros da cidade até o final do ano.

O Castramóvel é um caminhão totalmente equipado para a realização de cirurgias em cães e gatos, atendendo, prioritariamente, famílias de baixa renda. O equipamento conta com sala de preparação, de cirurgia e pós-cirurgia e é administrado pelo CCPAD, órgão da Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade. O veículo fica 15 dias em cada local. O projeto conta com a parceria da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF). A equipe é composta por quatro veterinários, um anestesista e técnicos.


Leia também: Crimes contra mulheres em Niterói revelam problema social persistente