Chuva deixa integrantes da Orquestra da Grota desabrigados em Niterói

Atualizado: 11 de Dez de 2020

Orquestra faz campanha para tentar ajudar seus músicos e suas famílias

Por Livia Figueiredo

O Grupo de Orquestra da Grota / Foto: Paulo Tarso


As chuvas fortes da última segunda-feira (7) provocaram estragos em diversos níveis. Pelo menos quatro famílias da Orquestra da Grota perderam suas casas e seus pertences. Roupas, móveis, utensílios, eletrodomésticos e instrumentos musicais foram algumas das perdas. Pensando nisso, para ajudar essas famílias, o Espaço Cultural da Grota iniciou uma campanha de arrecadação em Niterói, que consiste na doação de quantias de dinheiro, móveis e eletrodomésticos, roupas e itens de higiene pessoal. Segundo o presidente do Espaço Cultural da Grota, Paulo Tarso, há famílias que perderam tudo e estão no momento apenas com a roupa do corpo.


Um dos atingidos foi um dos integrantes do projeto, Vinícius Santana, de 19 anos, que teve seu instrumento de trabalho, o violino, soterrado pela lama. Vinícius vive de apresentações e também dá aulas de violino. Outro integrante, também muito afetado, foi o Jorge Jerônimo Jr, que teve sua casa invadida pela chuva. Móveis como sofá e geladeira foram extremamente danificados.


- Entrou muita água na casa dele, molhou tudo. Estragou tudo que ele tinha. Ele chegou a salvar o violino e o teclado dele e foi para casa de uma amiga. Jorginho tem uma irmã que mora com ele, que é um bebê de apenas cinco meses – ressalta Marcio Selles, fundador da Orquestra de Cordas da Grota.

Os estragos provocados pela chuva volumosa nessa segunda (7), na Comunidade da Grota, em Niterói / Foto: Divulgação


Marcio conta que Francisco Chapanam, outro aluno do projeto, também sofreu vários danos. Hoje, ele e sua família estão buscando outra casa para morar, pois é uma área de muito risco.


- Toda doação é bem vinda. A maioria dos integrantes mora em um local de bastante risco. Dentro da Grota, passam dois rios, então naturalmente já é uma área que recebe e concentra bastante água. Não é a primeira vez que isso acontece. Sempre quando tem essas chuvas muito volumosas, as pessoas que moram nesses lugares são as mais afetadas. Esperamos que no futuro a gente tenha moradia melhor para todo mundo e acredito que só assim melhoramos essa situação. É a nossa esperança – complementa Márcio.


As entregas das doações podem ser realizadas na própria sede da Grota, em São Francisco, na Rua Vereador Otto Bastos, 23. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: (21) 99463-7203. Quantias de qualquer valor podem ser depositadas seguindo os dados bancários abaixo:


Banco Itaú

Ag: 1518

C/C: 19073-9

CNPJ: 05.241.490/0001-31