Cine Arte UFF exibe filme do Festival Varilux em formato on-line

Cinema da UFF tem um dos maiores índices de público do festival francês no Brasil


Por Livia Figueiredo

Em parceria com a Bonfilm e o Festival Varilux de Cinema Francês, o Centro de Artes UFF irá exibir nesta quinta (21), às 18h, no seu perfil do Facebook e Youtube, o filme “A famosa invasão dos ursos na Sicília”, de Lorenzo Mattotti. Vencedor do Prêmio da Fondation GAN pour le Cinéma, o longa foi indicado ao Prêmio César na categoria de melhor filme de animação e recebeu seis indicações no Festival de Cannes de 2019. A sessão contará com acessibilidade em LIBRAS, legenda descritiva e audiodescrição abertas.


O Cine Arte UFF tem um dos maiores índices de público do Brasil. Em 2019, teve a melhor média audiência de público do país. A UFF sempre dedicou parte da sua programação aos filmes do festival, agora, no formato online, teve que se adaptar para atender às necessidades do momento. O cinema ainda continua sem previsão de reabertura.


O filme, que será exibido na próxima quinta (21), possui roteiro baseado na novela homônima de Dino Buzzati. A primeira versão de “A famosa invasão dos ursos na Sicília” surgiu em 1942, no meio da Segunda Guerra Mundial, como uma história em capítulos publicada na revista italiana Corriere dei Piccoli, voltada ao público infantojuvenil. Três anos depois, Buzzati reescreveu o texto para publicá-lo em formato de livro, também ilustrado por ele.


O enredo gira em torno de Leôncio, o rei dos ursos, que convoca todos da sua espécie para ajudá-lo na busca por seu filho, Tonio, que desapareceu misteriosamente. Tonio é capturado por caçadores nas montanhas da Sicília. Alegando o rigor de um inverno que ameaça matar de fome o seu povo, o rei decide então invadir a planície habitada pelos homens. Com ajuda de seu exército e de um mágico, ele consegue obter a vitória e acaba por reencontrar Tonio. Porém logo chega à conclusão de que o povo dos ursos não foi feito para viver no país dos homens.