Cobertura da segunda dose da vacina em Niterói chega à terceira semana estagnada em 19%

Atualizado: Jun 24

Índice é referente às duas doses; entre 6 e 22 de junho, apenas 1.518 pessoas compareceram aos postos para concluir a imunização

Vacinação com segunda dose segue lenta em Niterói. Divulgação/Prefeitura de Niterói


Os constantes apelos da Prefeitura de Niterói para que as pessoas procurem os postos de vacinação para receber a segunda dose do imunizante contra a Covid têm motivo. Em quase três semanas inteiras de campanha, a cobertura vacinal — população vacinada com as duas doses — está estagnada nos 19%. Apenas com a segunda aplicação os vacinados ficam imunizados.


Leia mais: Rodoviários exigem volta da vacinação contra a Covid-19 em Niterói


De acordo com o vacinômetro da Prefeitura de Niterói, no dia 6 de junho, 97.724 pessoas já haviam sido vacinadas com as duas doses, o equivalente a 18,9% da população. Desde então, os números avançaram muito pouco, chegando a 99.242 vacinados no balanço do dia 23. Ou seja, passados 16 dias, a cobertura ainda está 19,26%.


Ao longo desse período, apenas 1.518 pessoas retornaram aos postos de vacinação da cidade para receber a segunda dose do imunizante. Considerando que a vacinação ocorre de segunda a sábado, foram 14 dias de campanha, média de 108,4 aplicações da D2 por dia. Nesse mesmo período, 44.342 pessoas receberam a primeira dose.


Na última terça-feira, a Prefeitura informou que mais de 4 mil pessoas aptas à segunda dose ainda não haviam comparecido aos postos da cidade. O número equivale a cerca de 4% do total. De acordo com as autoridades em Saúde, mesmo quem estiver com a vacina em atraso deve comparecer aos postos para concluir a imunização.


"A orientação do Ministério da Saúde (MS) é completar a imunização mesmo depois do prazo recomendado. A segunda dose é fundamental para garantir a proteção adequada contra a doença", diz o comunicado da Prefeitura de Niterói.