Consumidor de Niterói deve gastar mais para Dia das Crianças este ano

Na pandemia, brinquedos coletivos despontam como os favoritos


por Lívia Figueiredo


A alegria das crianças também anima lojistas de Niterói para o dia delas. Foto/Secom

Mesmo em meio à pandemia, a expectativa de vendas em Niterói para o Dia das Crianças, na próxima segunda (12), é otimista. Duas das maiores redes de brinquedos da cidade estão confiantes tanto nas vendas físicas como online, assim como o Plaza Shopping, que faz promoções especiais focadas nas crianças.


Estudo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) também apurou otimismo no comércio. Com base na pesquisa, o Sindicato dos Lojistas de Niterói (Sindilojas) estima que o comércio local deverá acompanhar as tendências apontadas para o Estado do Rio. Pela pesquisa, o desembolso médio do consumidor para o Dia das Crianças será 10,4% maior do que no ano passado: R$ 180,85 agora, enquanto que, em 2019, foi de R$ 163,33.


Em transmissão nas redes sociais, o Prefeito Rodrigo Neves, destacou que já se nota recuperação na arrecadação dos impostos, ISS e ICMs. Ele informou que uma rede de shoppings, que tem 32 centros comerciais em todo o país, teria informado que o desempenho de vendas na cidade teria sido o melhor de todas as cidades.

De maneira geral, o comércio apresenta recuperação consistente, reflexo da abertura gradual, da flexibilização dos horários de funcionamento e da confiança nos protocolos de higienização adotados. Quanto à evolução das vendas, mesmo com as restrições, junho registrou crescimento em relação ao período pré-Covid.

Segundo a pesquisa realizada pelo IFec RJ, os favoritos são os brinquedos (58,6%), principalmente aqueles que estimulam o convívio social, seguidos por roupas (28,1%); eletrônicos como videogames e tablets (14,8%); livros (14,1%); calçados (11,3%); jogos de computador (8,2%); bicicleta (5,1%) e outros presentes (4,3%). Em relação ao local onde serão feitas as compras, os consumidores estão divididos: 44,5% disseram que farão em lojas físicas, 23% em lojas virtuais e 32,5% em ambas.

De acordo com a empresária da Ri Happy, Letícia Torzecki, a expectativa para esse Dia das Crianças é alta. Ela diz que o consumo local aumentou em função da pandemia, já que, com a acentuada alta do dólar, não compensa realizar as compras em viagens internacionais. Além disso, o canal de vendas online, forte braço da empresa, aumentou muito devido à comodidade de entrega dos brinquedos em casa em um prazo muito curto, muitas vezes no mesmo dia.

-Estamos muito otimistas, pois, com as crianças em casa, os pais estão vendo como brincar é essencial à vida e ao desenvolvimento dos seus filhos. Esperamos crescer em relação ao ano passado. Estamos com ticket médio mais alto do que o ano anterior, os pais estão realmente investindo na experiência em família. Além disso, ainda contamos com algumas vantagens, como o parcelamento em até 12x – conta Letícia.

Para a gerente da Toyboy de Icaraí, Maria Pires, apesar do cenário pouco favorável, as expectativas são as melhores possíveis. Ela revela estar otimista, ainda que acredite que as vendas não superem as do ano passado.


- Em relação ao ano passado é incomparável, mas costumo dizer que estou otimista. As pessoas estão mais receosas por causa da situação toda que estamos enfrentando, mas estamos vendendo bem. Os brinquedos coletivos são os xodós da vez. Jogos de tabuleiro, legos, todos aqueles em que as famílias estão inseridas – declara Maria.


Plaza faz promoção


A migração do comércio para a internet já é uma realidade. Por causa das medidas de incentivo ao isolamento social, foi observado um aumento de 10 pontos percentuais nas compras online em relação ao ano anterior. As ações promocionais, que sempre atraíram clientes nas lojas físicas, conquistaram também o ambiente digital, com o lançamento das plataformas de venda online, como a do Plaza Shopping Niterói, que registrou crescimento significativo nos pedidos no marketplace em relação a todo o histórico do aplicativo.


Para comemorar o mês das crianças, nas compras feitas pelo aplicativo do Plaza, o frete é grátis para entregas de até 30 km de distância. Além disso, o shopping está oferecendo cupom de 20% de desconto em alguns produtos infantis nos mais diversos segmentos, como babadores, cabana e jogos de Playstation e Xbox.


Procon alerta para cuidados nas compras online


Com o objetivo de evitar surpresas desagradáveis, o Procon dá dicas para que o consumidor tenha cuidado redobrado nas compras online. Desconfiar de ofertas muito vantajosas, ficar atento ao prazo de entrega, ao valor do frete e à reputação da loja são apenas algumas das orientações. O Procon alerta ainda para que os consumidores se certifiquem da segurança dos sites. Antes de finalizar a compra e informar os dados pessoais, é importante observar se o endereço eletrônico começa com “https” e verificar se tem um ícone em forma de cadeado fechado. Isso identifica que o site possui certificado digital e selo de segurança, ou seja, confirma se os dados estarão seguros.


Vale lembrar que ao comprar pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento. Ou seja, tem até 7 dias - a contar da data da aquisição ou do recebimento do produto - para efetuar a troca ou cancelamento da compra. É indicado também guardar o número do pedido, nota fiscal, recibo de pagamento, capturas de tela, e-mails ou qualquer outra documentação que comprove a compra. Esses documentos são indispensáveis, caso aconteça algum problema. Só assim é possível abrir uma reclamação pelo aplicativo Procon-RJ ou pelo site www.procononline.rj.gov.br.


728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.