Comércio de Niterói prepara lojas mas espera boom de vendas pela internet

Comércio de venda online, como o marketplace, e o drive-thru são as principais apostas


Por Livia Figueiredo

Clientes transitam pelo Plaza Shopping em busca de ofertas, na semana da Black Friday / Foto: Reprodução da internet


Na semana em que acontece a Black Friday, lojistas estão reformulando suas estratégias de vendas e investindo nas plataformas de comércio online para uma das mais aguardadas datas comerciais. Com a pandemia da Covid e o consequente aumento do e-commerce, a aposta é de uma experiência de venda em multicanais, como o Marketplace e o drive-thru, que, por sinal, tem despontado como uma preferência dos niteroienses.


Segundo o presidente em exercício da CDL, Manoel Alves Junior, há um otimismo em relação ao comportamento do consumidor para esta data, uma vez que todo evento promocional tende a ter uma repercussão muito grande. Ele destaca que a Black Friday, na última sexta-feira de novembro, é um evento muito positivo e aponta que está previsto um aumento de vendas de 5% em relação ao ano passado. Por ser uma campanha próxima ao Natal, a expectativa é de um impulso de vendas para este final de novembro.


- Com o confinamento social determinado pelas restrições sanitárias, houve um aumento de vendas pelo e-commerce. As pessoas acostumaram com esse formato de venda, então a gente acredita que realmente ocorra isso. Nós temos uma campanha específica para a Black Friday para que as pessoas participem, mas orientamos que as pessoas valorizem as empresas locais. Existem muitas promoções fraudulentas e para evitar possíveis golpes, é recomendado comprar no local, na cidade, na marca conhecida, que você já tem confiança, sem correr muitos riscos – ressaltou.

Pensando nisso, comerciantes têm apostado fortemente em vendas online, como é o caso do Plaza Shopping, que prepara brindes personalizados para a Black Friday aos clientes que acumularem pontos no programa de relacionamento do shopping, o Viva.

- Vamos ter descontos agressivos nas lojas físicas e no marketplace. Estamos investindo fortemente nas estratégias digitais e de multicanalidade. Nesse período reforçamos o time voltado para a tecnologia, profissionais capacitados para o Delivery Center e Marketplace – afirmou a gerente de Marketing do Plaza, Aline Piubel.

Ainda segundo a gerente, os lojistas tiveram que reforçar suas equipes para atender à demanda dos canais de venda. Atualmente o shopping conta com três canais importantes de vendas não presenciais: o drive-thru, que teve grande adesão dos niteroienses; o Delivery Center com o raio de até 30km e com entrega no mesmo dia para os pedidos realizados até as 16h, e o Marketplace (plataforma digital de compras do Plaza via aplicativo), que cresceu 133% desde seu lançamento e conta atualmente com 11 mil usuários cadastrados.


O Plaza Shopping Niterói está com ações especiais tanto para o espaço físico quanto para o e-Plaza, plataforma de compra online do aplicativo com descontos progressivos. No aplicativo, os consumidores terão descontos que variam de acordo com a sua categoria. Na 1ª categoria, o desconto é de 30%; na 2a, 35%; na 3a, 40% e na 4a,, 45%. Além disso, os clientes ainda terão a oportunidade de parcelar as compras em até 12x sem juros e frete grátis.

O Plaza reitera a necessidade de uma retomada de forma consciente, seguindo as orientações das autoridades de saúde e as determinações do poder público. O shopping opera conforme horário estipulado em decreto pela Prefeitura de Niterói. Quando qualquer concentração de pessoas é identificada, a equipe de colaboradores reforça as novas regras de distanciamento a clientes e lojistas.

Além disso, há demarcação no chão para sinalizar o distanciamento na fila e vigilantes extras para supervisionar o local. O uso de máscara é obrigatório, assim como a aferição da temperatura corporal, tapete de higienização de sola de sapato nos acessos e disposição de gel em todas as áreas do shopping.

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