Com Janssen e Pfizer, drive-thru do Gragoatá tem espera de 2 horas pela 1ª dose

Nesta segunda, posto volante contava com imunizantes da Pfizer e da Janssen, as mais "cobiçadas" pelos sommeliers de vacina

Por Amanda Ares

Drive-Thru do Gragoatá ficou lotado. Foto: Amanda Ares


Quem procurou vacinação no drive-thru do Gragoatá, na manhã desta segunda-feira, teve que enfrentar longa espera, independentemente de agendamento. Há relatos de pessoas que chegaram às 9h30 só conseguiram se vacinar por volta de 11h40. O motivo é que o posto volante aplicava Pfizer e Janssen, de dose única, os dois imunizantes mais valorizados pelos "sommeliers". O local também voltou a oferecer segunda dose de AstraZeneca, suspensa por dois dias por causa de um atraso na distribuição.


Leia mais: Niterói comunica nove mil casos "atrasados" de Covid ao governo do estado


A corrida pelas vacinas mais "cobiçadas" não é novidade em Niterói. Desde que o imunizante da Pfizer chegou ao Brasil, em abril, o que se registrou foi um movimento de preferência do público. As pessoas passaram a peregrinar pelos postos à procura do produto. Com a chegada da Janssen, em junho, ela passou a ser a "queridinha" dos exigentes.


Especialistas, no entanto, são muito claros ao afirmar que a escolha por uma vacina em detrimento da outra não tem sustentação científica. Todos os imunizantes aplicados no Brasil têm aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apresentam dados de eficácia e segurança considerados ideais.


Calendário da semana


O calendário da primeira dosagem segue inalterado nesta semana, que começa vacinando os jovens a partir de 24 anos. No local de vacinação, é preciso apresentar um documento com foto, CPF, e comprovante de residência. Tanto a primeira quanto a segunda dose podem ser agendada por meio do aplicativo Colab, disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS). Também é possível agendar a vacinação pelo site www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina.


Vejacomo fica a vacinação esta semana:


09/08 e 10/08 (2ª e 3ª) - 24 anos

11/08 e 12/08 (4ª e 5ª) - 23 anos

13/08 e 14/08 (6ª e sab) - 22 anos