Comerciantes de Niterói reagem a medidas restritivas e planejam protesto

CDL lidera manifestação contra fechamento de bares e restaurantes nesta sexta em frente à Prefeitura

Por Livia Figueiredo

Foto: Reprodução


Com o agravamento da disseminação do COVID-19 e os recordes de número de óbitos no país, a Prefeitura Municipal de Niterói adotou novas medidas e protocolos de ação de combate ao vírus e as reações de comerciantes foram imediatas. Na hora do almoço desta sexta (05/03), às 12h, donos de 54 restaurantes de Niterói vão protestar na porta da Prefeitura de Niterói. Para reduzir a circulação do coronavírus e reduzir os efeitos da pandemia, a Prefeitura decidiu adotar restrições: bares e restaurantes devem fechar às 18h. Também foi decretado toque de recolher das 23h às 5h. Atividades esportivas nas praias da cidade também não estão permitidas. As restrições se estendem por 15 dias, inicialmente.


Leia mais: Niterói terá toque de recolher das 23h às 5h e bares fechados após as 18h


A manifestação contra o fechamento dos bares e restaurantes foi feita pela Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), de Niterói. O presidente do Conselho Deliberativo da CDL, Joaquim Pinto, afirma que o prefeito tomou “decisões unilaterais” ao não consultar as entidades produtivas que geram receita e emprego.


A Sindilojas Niterói também se posicionou a favor da manutenção do funcionamento de estabelecimentos de comércio e serviços, embora lamentando o crescente número de vítimas da covid-19 em todo o país.


Confira a nota na íntegra abaixo:


"O Sindicato dos Lojistas de Niterói manifestar sua preocupação diante da tendência de retomada, por administrações estaduais e municipais, de fechamentos parciais ou totais de estabelecimentos comerciais e de serviços, afetando — injusta e indiscriminadamente — a subsistência de um amplo leque de trabalhadores e empreendedores, já por demais sacrificados ao longo da pandemia.


"Fazemos questão de relembrar a todos que os estabelecimentos da cidade aderiram prontamente, tão logo foram instituídos os atuais protocolos. Com todos os procedimentos sendo seguidos à risca, como estão, e com os micro, pequenos e médio empreendedores sufocados por dívidas e com seus faturamentos drasticamente reduzidos já há doze meses, não podemos aceitar sequer a hipótese de novos fechamentos em nosso município. Nem reduções de horários, uma vez que estas acarretam concentrações de consumidores, aí sim perigosas para a transmissão de vírus.


Por outro lado, apoiamos uma maior fiscalização de atividade informais ou clandestinas, necessidade muito bem lembrada pelo presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.


Feitas estas considerações, reiteramos o total repúdio do Sindilojas Niterói a qualquer iniciativa que venha novamente a cercear as atividades empresariais devidamente estabelecidas em nosso município. Estamos certos de que há caminhos mais eficazes de combater a atual pandemia, e mantemos a esperança numa ampla e rápida vitória contra a covid-19."


Plaza Shopping Niterói e Itaipu Multicenter também adotam novo horário de funcionamento

Em colaboração com os esforços de combate à disseminação do vírus e ao cumprimento do Decreto N° 13.937/2021,  a assessoria do Plaza comunica, em nota, que o  Shopping passa a funcionar em horário reduzido a partir desta sexta (05/03), assim como capacidade estabelecida em 50%. 

Com o novo decreto, imposto pela Prefeitura, o Plaza Shopping Niteróifuncionará das 12h às 22h. O delivery e drive thru para as lojas vão funcionar também das 12h às 22h. Praça de alimentação e restaurantes vão operar das 11h às 18h para consumo local e take away e até as 22h para delivery. Aos domingos, o funcionamento de lojas é das 12h às 22h e alimentação das 12h às 18h. 

Os aplicativos dos shoppings estão disponíveis para compras online com entrega por delivery. A assessora de compras do Plaza shopping Niterói segue disponível de segunda à sábado das 12h às 18h para compras online via whatsapp com entregas via delivery ou drive-thru com entregas realizadas até as 22h. 

A assessoria reforçou que o Plaza Shopping segue adotando as medidas de prevenção abaixo:


1. Oferecemos pontos de álcool gel nos principais corredores de acesso ao shopping, banheiros e praça de alimentação; 

2. Usamos tapetes sanitizantes nas principais entradas; 

3. Aferição de temperatura é obrigatória, assim como o uso de máscaras; 

4. Aumentamos a distância entre cadeiras na praça de alimentação e restaurantes;  

5. Reforçamos os procedimentos de limpeza e descontaminação de banheiros, praças de alimentação (mesas, balcões, bandejas e utensílios) e demais áreas comuns com água ozonizada, solução altamente desinfetante e quaternário de amônio; 

6. Reforçamos a checagem frequente dos condicionadores de ar e exaustores para limpeza;  

7. Disponibilizamos orientações para o público para prevenção e combate ao novo Coronavírus nas mídias digitais internas dos shoppings e em folhetos explicativos no SAC.   


Em nota, a assessoria do Itaipu Multicenter diz que o shopping compreende a necessidade de adotar medidas preventivas no combate à Covid-19, e segue o cumprimento que determina os órgãos públicos competentes. A adaptação aos novos horários ocorreu de maneira imediata, sendo o novo horário de funcionamento, das 12h às 22h, implementado conforme as medidas anunciadas no Decreto Municipal. Os canais online seguem ativos para os clientes que optarem por esse tipo de compra.