Comissão de Saúde cobra da Prefeitura de Niterói transparência de dados sobre Covid

Vereadores querem saber metodologia usada pela Secretaria Municipal de Saúde para contabilizar casos, internações e óbitos por Covid-19


Por Livia Figueiredo

Foto: Reprodução da Internet


O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói, vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), entrou nessa terça-feira (2) com um pedido pela Lei de Acesso à Informação solicitando maior transparência de dados dos indicadores da Covid-19, que são divulgados no site e nas redes sociais da Prefeitura de Niterói sem qualquer esclarecimento. Ele critica a discrepância observada nos dados obtidos através do boletim epidemiológico divulgado diariamente pela Prefeitura e pelo relatório de monitoramento da Covid, este divulgado no site do município, em relação a outras fontes.


No pedido, o presidente da Comissão solicita a metodologia aplicada pela Secretaria Municipal de Saúde para contabilizar os casos e internações por Covid-19 na cidade. Também é questionado o número de cidadãos residentes e não residentes de Niterói que morreram vítimas da doença desde março de 2020 até a presente data.


- Há meses temos cobrado da Prefeitura uma maior transparência dos indicadores, em especial do número de leitos e de óbitos. A contradição existente entre a quantidade de óbitos informados pelo Município e pelo Estado é algo muito preocupante. Temos questionado isto também junto ao Ministério Público e estamos tentando uma reunião com representantes dos Cartórios de Registro Civil da cidade para sanar dúvidas relativas ao local de domicílio das pessoas falecidas e datas dos óbitos. Sou engenheiro em telecomunicações por formação e tenho certeza que é possível controlar esses dados sem permitir que persistam tantos erros e contradições - ressaltou o vereador.


Em uma breve consulta ao site do Cartório de Registro Civil, observa-se que foram registrados, em Niterói, 55 óbitos decorrentes da Covid-19 no período de 22 de janeiro a 28 de janeiro. Enquanto no relatório encontrado no site da Prefeitura Niterói foram registradas 21 mortes pela doença, conforme pode ser visto abaixo:


Fonte: Tabela extraída do relatório de monitoramento dos indicadores da Covid-19, emitido no site da Prefeitura de Niterói


Outra consulta, esta feita no site da Secretaria de Saúde do Governo de Estado do Rio de Janeiro, também revela discrepância do número total de óbitos do início da pandemia até o momento. Segundo informações coletadas no site do Estado, teriam ocorrido 885 mortes, enquanto a Prefeitura registra 742.

Fonte: Gráfico extraído do site do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Fonte: Imagem extraída do perfil oficial da Prefeitura de Niterói no Facebook