Comissão de Saúde pede ampliação das equipes nos postos de vacinação para acabar com filas

Vistoria realizada nesta quarta-feira verificou problemas que causam filas demoradas na porta dos pontos de imunização da cidade


Fila da vacinação dentro do Vital Brazil, 31/03


A Comissão de Saúde e Bem Estar Social de Niterói enviou um ofício na noite de quarta feira (31) para a prefeitura sugerindo ações para enfrentar um problema que vem aumentando a cada dia: as longas filas na entrada dos pontos de vacinação.


A vistoria realizada pelo vereador Paulo Eduardo Gomes, presidente da Comissão, foi feita em seis pontos: Drive Thru, no Campus da UFF, Policlínica Sergio Arouca, no Vital Brazil, Policlínica João Vizella, no Barreto, Policlínica Regional Dr. Guilherme March, no Fonseca, a Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, no Centro, e no posto de apoio no Clube Central, em Icaraí.

Fila do lado de fora do Vital Brazil


O ofício cita uma experiência considerada positiva pela Comissão de Saúde, que foi a inclusão das equipes das Administrações Regionais de Icaraí e da Secretaria Municipal do Idoso no Drive Thru e no posto do Clube Central, que atuam no preenchimento dos cartões de vacinação dos idosos e ajudam a organizar as filas. A Comissão considera que a experiência poderia ser replicada para acelerar o processo de vacinação em outros postos da cidade:


"O nosso Município possui 14 Administrações Regionais (...) que, ao todo, contam com mais de 350 funcionários, e que acabam se fazendo fundamentais no apoio às unidades de saúde neste momento em que a soma de esforços se faz extremamente importante não apenas para evitar aglomerações, mas sobretudo para acelerar o processo de imunização(...)", diz a nota.


O documento também sugere "um eventual aumento também das equipes de enfermagem na aplicação da vacina em alguns pontos mais procurados". A Comissão de Saúde acredita que, acelerando o processo de imunização, pode não haver necessidade de reservar três dias para cada idade, como prevê o calendário.


O ofício com as sugestões foi enviado nesta quarta-feira para o prefeito, Axel Grael (PDT), e a prefeitura ainda não se manifestou.