Comitê Científico de Niterói é retomado, diante do agravamento da pandemia

Atualizado: Mar 1

Grupo, que tem caráter consultivo, voltará a auxiliar na tomada de decisões relativas ao combate à Covid-19

Prefeito Axel Grael. Reprodução


A Prefeitura de Niterói anunciou neste sábado a retomada do Comitê Técnico-Científico, para auxiliar na tomada de decisões relativas ao enfrentamento da pandemia. O anúncio chega no momento em que o Brasil enfrenta um agravamento da pandemia de Covid-19, e o Rio de Janeiro já identificou a transmissão de novas variantes do coronavírus.


Leia mais: Niterói faz plano de emergência para enfrentar novas variantes do vírus


Segundo o município, o comitê volta a reunir os mesmos especialistas que iniciaram o trabalho no ano passado e que já conhecem a dinâmica e os desafios da cidade. Fazem parte do grupo consultivo o professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF); professor Aluísio Gomes da Silva Junior, também da UFF; Roberto Medronho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor Rômulo Paes de Sousa, da Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais.


Grupo atuou até dezembro


O grupo foi formado em março do ano passado, quando a pandemia foi decretada e a cidade teve seus primeiros casos de Covid-19 identificados. Os especialistas atuaram até dezembro de 2020, quando terminou o mandato do ex-Prefeito Rodrigo Neves.


Naquela época, o Comitê apresentou um relatório final de suas atividades, analisando as medidas adotadas, os resultados obtidos e recomendando a insistência nos protocolos de isolamento, que resultaram na suspensão das festas de réveillon.


A Comissão de Saúde da Câmara Municipal chegou a questionar a Prefeitura pelo encerramento das atividades do Comitê, criado para acompanhar o Plano de Transição Gradual para o Novo Normal, verificar seu cumprimento, dar suporte às decisões e para se manifestar tecnicamente através da emissão de pareceres. Nesta segunda-feira (1) o Vereador Paulo Eduardo Gomes comentou a decisão:


- É um controle social essencial e um fator a mais de segurança para a população. Fico satisfeito que o Prefeito tenha conseguido retomar o trabalho do grupo, mas ainda precisamos consultar o Comitê sobre as medidas adotadas durante o período em que não a cidade ficou sem essa consulta necessária, como no caso da estratégia de volta às aulas - antecipou.


O Prefeito eleito Axel Grael, entusiasta da gestão científica da pandemia, quando assumiu, desconhecia que o Comitê encerrava sua atuação ao fim do mandato do ex-Prefeito Rodrigo Neves, mas, ao tomar conhecimento da possibilidade de perder a assistência dos cientistas, pediu a prorrogação do trabalho do grupo.