FIQUE EM CASA. E aproveite as opções de entretenimento a salvo de riscos

Atualizado: Mar 26

Shows, mostras de filmes e cursos online são algumas das programações culturais para o período de lockdown


Por Livia Figueiredo

Bjork. Foto: Reprodução da internet


É tempo de recolhimento. A regra é clara: fique em casa. Cuide dos seus e faça o que estiver ao alcance para preservar vidas. O decreto municipal que autoriza o funcionamento apenas das atividades essenciais a partir desta sexta-feira (26) sinaliza a gravidade do momento. Pensando nisso, o A Seguir: Niterói preparou uma lista de programas culturais para esse período de lockdown.


Shows, cursos on-line, festivais de cinema, exposições virtuais são algumas das opções de programas para o conforto da sua casa. Confira:


  • Circo Voador no Ar


A tradicional casa de espetáculos Circo Voador está transmitindo shows em seu canal no Youtube semanalmente. Tem para todos os gostos. Os shows são transmitidos toda sexta-feira e sábado às 22h e, para aqueles que não conseguirem assistir às apresentações musicais, os vídeos ficam disponíveis no canal do Circo. Já estão disponíveis shows do bloco carioca Amigos da Onça, Geraldo Azevedo, Lenine, Marina Lima, Moacyr Luz, Baco Exu do Blues e muito mais.


  • Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin)


A plataforma de streaming FESTin ON exibe longas e curtas em língua portuguesa, dentre os quais obras de realizadores de Niterói. Pela primeira vez, o FESTin – Festival de Cinema itinerante da Língua Portuguesa desembarca, ainda que virtualmente, na cidade de Niterói. A iniciativa é fruto da parceria da Casa da Gente Produções com a Associação Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa (ASCULP).

A programação inclui 4 longas-metragens e 14 curtas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que poderão ser assistidos gratuitamente até o dia 29 de março de 2021, além de debates online que vão reunir realizadores de Niterói e de diversos países.

O FESTin ON NiteróiFilmes online estabelece uma ponte entre a produção audiovisual desta cidade fluminense, no estado do Rio de Janeiro, e a produção de outros países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Dentre os 18 filmes disponíveis, 4 são de realizadores locais (relacionados à UFF), que também participam de debates online com realizadores de outros países. O fest é uma produção da niteroiense Casa da Gente.


  • Cineclube Cinefoot


O CINECLUBE CINEFOOT ONLINE apresenta uma programação composta por 12 sessões. Além disso, contará com uma grade de debates capaz de proporcionar um diálogo acerca do futebol além das quatro linhas. Todas as sessões permanecerão disponíveis no CINECLUBE CINEFOOT por uma semana após a estreia de forma gratuita e contam com recursos de acessibilidade: audiodescrição e legendas descritivas.


Os debates terão como eixos a produção audiovisual com foco nos clubes, a presença feminina na direção e o panorama da produção LGBTQIA+ no cenário de realização de filmes de futebol.


Não precisa se cadastrar ou inserir senha. Basta clicar no player do filme que a bola rola. É tudo toque de primeira. Tabelinha perfeita. Online, gratuito e com acessibilidade. Para assistir, basta clicar aqui.


  • Animage Festival


O ANIMAGE Festival de animação de Pernambuco está com programação gratuita e on-line até dia 28 de março. Festival de cinema de animação, com foco na produção independente e experimental, a proposta é disponibilizar uma seleção acurada de curtas e longas que vai desde a produção recente até clássicos do cinema nacional e internacional.


O ANIMAGE completa 11 anos de existência e realiza sua primeira edição online. O festival é um convite para um mergulho pelas profundezas das linguagens animadas, com filmes que transitam entre a mais delirante fantasia e os temas mais urgentes da atualidade.


Há também, nesta edição, encontros e conversas com realizadores, por meio de entrevistas, palestras e masterclasses, que permitem um contato com os processos de criação e produção dos animadores, além de oficinas, que reforçam o papel do ANIMAGE na formação de profissionais e desenvolvimento de novos talentos.


Confira a programação clicando neste link.


  • Peça "Feio in loco"


O Centro de Artes UFF exibe em seu canal no Youtube, de forma gratuita, a peça "Feio in loco”, experiência teatral online, baseada na fábula “O Patinho Feio”, de H. C. Andersen. A transmissão da peça é realizada dos dias 26/03 ao 29/03 às 20h.


Feio é um pato que vive em uma granja industrial onde a produção de vida é controlada antes mesmo do nascimento até o último estágio do abate. Eles são parte de um processo industrial, filhos da máquina e do capital. Mas, e quando a natureza surpreende o controle biotecnológico e os avanços da engenharia genética? Até onde a natureza pode ser modificada tendo como finalidade o aumento do desempenho e do lucro? Até onde o ser humano é capaz de controlar a natureza?


A direção e a adaptação dramatúrgica para versão digital é assinada pela Helena Marques. A dramartugia é de Pedro Kosovski.


O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) estará fechado até o dia 4 de abril e, por isso, preparou um tour virtual com algumas exposições que estão em cartaz ou que já passaram pelo espaço.


Confira abaixo a descrição de cada exposição com o respectivo link de acesso:


- Chiraru Shiota - Linhas da Vida


Chiharu Shiota é uma artista japonesa e radicada há 23 anos em Berlim, conhecida por seus trabalhos em grande escala, que fazem relação aos seus sentimentos. Seus principais trabalhos fazem o uso de suportes diversos, como instalações, performances, fotografias e pinturas.


Para conferir a tour online, basta clicar aqui.


- Ivan Serpa - A expressão do concreto



Ivan Serpa é conhecido por transitar entre diferentes movimentos artísticos, como abstracionismo, expressionismo, figurativismo e arte concreta. As obras da mostra podem ser vistas em 360º.


Para conferir a tour online, basta clicar aqui.


- Björk em casa



Com todas as mudanças provocadas pela pandemia foi necessário pensar em novas possibilidades de dar continuidade ao projeto Björk Digital, já que a exposição presencial foi descontinuada em sua temporada no CCBB Rio de Janeiro e não pode seguir a realização no CCBB Belo Horizonte, conforme originalmente previsto.


O projeto Björk Digital reúne conteúdos especialmente desenvolvidos para a exposição no CCBB, agora disponíveis para todo o público brasileiro.


Para conferir um pouco da obra da Björk, basta clicar aqui.


Cursos on-line:


  • Casa do Saber


Desde 18 de março, a Casa do Saber está com o serviço on demand liberado pelo período de 30 dias. A plataforma oferece 120 cursos com conteúdo referente aos grandes pensadores da Filosofia, Ciências, Artes, Literatura e Música. A Casa do Saber tem um time de 1.500 professores e colaboradores. Na lista, estão nomes como o do teólogo Leonardo Boff, o historiador Leandro Karnal e os filósofos Franklin Leopoldo e Silva e Luiz Felipe Pondé. Confira clicando neste link.


  • Curso de história da mostra ‘Casa Carioca’, do MAR


O Museu de Arte do Rio está oferecendo diversos conteúdos exclusivos relacionados à mostra Casa Carioca, como o curso ministrado pelo arquiteto e professor da FAU, UFRJ, William Bittar.


Dividido em seis videoaulas, a formação “História da Casa Carioca” evidencia os principais pontos e paradigmas da história da habitação no Rio de Janeiro e aborda as relações subjetivas e sociais que a casa apresenta. As aulas também contam com a participação do curador-chefe do MAR e da exposição, Marcelo Campos. O curso está disponível no canal do Youtube do museu.


  • Curso de desenho da Faber Castell


A campanha “Em casa com a Faber-Castell” oferece acesso a todos os cursos de desenho durante o período de confinamento. São 17 oportunidades para crianças e adultos disponíveis até o dia 19 de abril. Narrativa visual, Desenvolvimento de personagens, Lettering, Dicas de composição e Desenho realista são algumas das diversas possibilidades cursos. As aulas têm duração variada. A mais longa, como a de "Desenho com Emoções", dura uma hora e meia. Todos os cursos fornecem certificado.


Confira a agenda de lives abaixo:


Sexta-feira (26/03)

18h – FESTIVAL ‘PERIFACON, BROTANDO NAS REDES: É PAPO DE FUTURO’ Onde: perifacon.com.br/brotando-nas-redes 19h - LULA QUEIROGA Onde: instagram.com/sescaovivo | youtube.com/sescsp 19h – FESTIVAL GROOVE SOUND LAB Atrações: Tunormalis + Hamilton de Holanda Onde: YouTube


Sábado (27/03)

17h - MARCOS & BELUTTI Onde: YouTube 18h – FESTIVAL ‘PERIFACON, BROTANDO NAS REDES: É PAPO DE FUTURO’ Onde: perifacon.com.br/brotando-nas-redes 19h – NARA COUTO Onde: instagram.com/sescaovivo | youtube.com/sescsp


Domingo (28/03)


12h - DIOGO NOGUEIRA


Onde: YouTube


19h – FESTIVAL GROOVE SOUND LAB


Atrações: Rádio Bounce + Ivan Lins & Brasilidade Geral


Onde: YouTube


Segunda-feira (29/03)


17h – LUAN SANTANA


Onde: instagram.com/luansantana


Leia mais: Com 'lockdown', shoppings de Niterói vão funcionar só para atividades essenciais e delivery