Confira as atrações deste Dia das Crianças em Niterói e divirta-se

O A Seguir: Niterói preparou uma lista com atividades nesta terça-feira (12), com baile de fantasia, almoço infantil, shows e sessão de cinema

Intervenção artística da Cia 2 Banquinhos. Foto: Divulgação Multicenter


O Dia das Crianças será agitado em Niterói. Mesmo com a previsão de chuva, a programação está vasta e conta com uma série de atividades, entre baile de fantasia, sessão de cinema infantil, espetáculos musicais, peças e menu especial para o almoço. O Reserva Cultural, por exemplo, complexo em São Domingos que reúne cinema, livraria, galerias de arte e restaurantes, preparou uma programação bem completa para esta terça-feira (12), com arte, gastronomia e filmes. A programação consiste em um roteiro, que começa com um almoço com menu infantil no bistrô do espaço e contará com a presença de personagens para animar a criançada.


Confira a programação abaixo:


Leia mais: Mais de 10 mil 'atrasados' tomaram a 1ª dose desde o anúncio do passaporte sanitário


  • Reserva Cultural


O almoço no Bistrô do Reserva será das 13h às 15h. O restaurante criou um menu especial, e a criançada poderá interagir com personagens como Elsa, Moana e Hei Hei. Nesse dia, o Bistrô só funcionará com reservas antecipadas, que devem ser feitas pelo WhatsApp (21) 98501- 7814.


A partir das 16h, o grupo Lekolé entra em cena com um baile à fantasia, que terá a presença de heróis, príncipes e princesas, em duas apresentações. A primeira está marcada para 16h e a segunda para 18h. É necessário adquirir ingresso antecipado, direto com a equipe do Lekolé Contos, pelo telefone (21) 97506-3503. Os ingressos são limitados e custam R$40. O ingresso sai por R$20 por pessoa para quem segue o Lekolé e o Reserva Cultural Niterói nas redes sociais.


O uso de máscaras para adultos e crianças a partir de 5 anos é obrigatório. É aconselhável, ainda, que crianças de 2 a 4 anos também as usem. Tanto as atividades, quanto as apresentações são em áreas abertas, cobertas, mas arejadas para que o público possa compartilhar bons momentos em segurança.


Sessão infantil


Além das opções nas áreas externas, o Reserva programou duas sessões do filme "A Patrulha Canina" nas salas de exibição, com duas sessões: 15h30 e 17h20. A história aborda um grupo de cães falantes que utilizam equipamentos especializados para investigar e resolver crimes, evitando desastres na pequena cidade onde moram. Callan Brunker (A Fuga do Planeta Terra, Big Pai, Big Filho) assina a direção. O filme é uma produção da Nickelodeon e da Spin Master, em parceria com a Paramount Pictures. Os ingressos podem ser adquiridos no site da ingresso.com, pelo aplicativo do Reserva Cultural ou direto na bilheteria do cinema.


O Reserva Cultural fica na Avenida Visconde do Rio Branco 880, em São Domingos, e funciona de terça a domingo, das 12h às 23h.


  • Shopping Multicenter

Foto: Divulgação/ Multicenter


O Itaipu Multicenter também preparou uma programação especial para o Dia das Crianças. Das 15h às 18h, o shopping terá uma Intervenção artística da Cia 2 Banquinhos, comandada pelos palhaços Cabô, Fulano, Guaxinim e Longo, que ajudarão as crianças em uma mágica caça aos tesouros em busca das riquezas secretas no Multicenter. A trupe de palhaços vai distribuir pistas que levam as crianças até as lojas infantis, numa “caça ao tesouro”. Na loja referente à pista recebida, os pequenos ganharão uma lembrança especial do Shopping.


O Multicenter fica na Estrada Francisco da Cruz Nunes 6501, no Trevo de Piratininga. Neste feriado, o shopping funcionará em horário alternativo. A praça de alimentação ficará aberta das 12h às 21h e as lojas e quiosques das 15h às 21h. O horário do cinema depende da programação.


  • Teatro Popular Oscar Niemeyer


A diversão também está garantida no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro. O espaço preparou um dia inteiro de programação gratuita para as crianças. Música e teatro irão compor as atrações, que começam no período da manhã e se estendem até a tarde. Os pequenos podem chegar cedinho, porque logo de manhã, às 11h, tem a apresentação Orquestra Jovem de Niterói com um concerto didático e interativo. Formado por cerca de 50 jovens instrumentistas, o grupo traz um repertório composto por músicas de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Vivaldi e também por clássicos da Disney. O concerto da OJN marca a parceria com o Teatro Popular, nova sede da Orquestra.


Às 15h, o público poderá assistir a peça "Tirico e as histórias de morros e fossos". A peça conta a história de uma criança que vive a dura realidade devido à pobreza e à falta de oportunidade e redescobre a esperança no circo. O espetáculo é apresentado de forma dinâmica, lúdica e profunda.


Confira os horários e a duração dos eventos abaixo:


11h – Orquestra Jovem de Niterói

Duração: 60min


15h – Tirico e as histórias de morros e fossos

Duração: 50min


O acesso ao Teatro Popular Oscar Niemeyer é permitido apenas com a apresentação do comprovante da vacinação, que pode ser feita através do cartão de vacinação ou da apresentação impressa ou virtual do portal Conecte SUS. O Teatro Popular Oscar Niemeyer segue todas as normas de segurança, com distanciamento social, utilização de máscaras e álcool em gel.


  • Museu Janete Costa

Museu Janete Costa apresenta a exposição “Tudo que move é sagrado”/ Foto: Livia Figueiredo


O Museu Janete Costa apresenta a exposição “Tudo que move é sagrado”, que reúne 60 obras de 30 artistas brasileiros, com técnicas diversas. A curadoria é assinada por Jorge Mendes. Nas peças, recursos manuais, manivelas, motores e vento evidenciam a dinâmica do movimento, justificando o nome da mostra, que é dividida em cinco setores integrados no andar térreo do Museu. Na exposição, uma funcionária do museu se coloca à disposição para interagir com as peças e mostrar seus recursos e movimentos.


Para visitar o museu é necessário apresentar comprovante do esquema de vacinação completo contra a Covid-19 no formato impresso ou digital acompanhado de um documento com foto.


Os protocolos sanitários continuam em vigor, como o uso obrigatório de máscara, o aferimento da temperatura dos visitantes, o distanciamento entre assentos e a presença de álcool em gel e tapetes sanitizantes nos ambientes.


O Museu Janete Costa funciona de terça a domingo das 11h às 17h e fica na Rua Presidente Domiciano, 178, no Ingá.


Leia também: Casarão da Rogério Tecidos, na Tavares de Macedo, dará lugar a novo empreendimento