Confira cinco opções de passeios seguros em Niterói para o fim de semana

Atualizado: Jun 7

A Seguir: Niterói preparou lista de programas para quem deseja curtir o fim de semana de forma tranquila


Por Livia Figueiredo

Praia do Sossego / Foto: Livia Figueiredo


Durante a pandemia, a sensação é que os dias se repetem. Por isso é importante fazer atividades que proporcionam bem estar para manter o equilíbrio do corpo e da mente, sem abrir mão de todos os cuidados necessários nesses tempos. O A Seguir: Niterói preparou uma lista de opções de programas considerados seguros para quem deseja fugir um pouco da rotina. Há também opções de programas culturais, como uma livraria no fim de tarde, por exemplo, ou um cafezinho para começar o dia em uma banca de jornal com vista privilegiada.


Leia também: As dicas de Andrea Grael, medalha de ouro em preservação ambiental


Confira abaixo:


  • Piquenique no Horto

Espaço exclusivo para piquenique no Horto do Fonseca / Foto: Divulgação Prefeitura


O piquenique é uma ótima opção para estar em contato com a natureza de forma segura. O Horto Botânico do Fonseca, tradicional espaço de lazer no coração da Zona Norte, inaugurou recentemente o espaço “Pic-Nic”. O local tem como proposta a convivência familiar ao ar livre e um refúgio em época de pandemia e isolamento social. No momento, o espaço funciona com capacidade bem menor em relação ao que foi projetado, respeitando o distanciamento social e os demais protocolos de prevenção à Covid-19, a fim de garantir a segurança aos visitantes.


O ideal é que, para evitar a exposição ao vírus, o passeio seja feito com pessoas que moram juntas ou entre aquelas que estão adotando todos os cuidados exigidos em tempos de pandemia.

O "Pic-Nic", no Horto do Fonseca / Foto: Divulgação Prefeitura


O espaço “Pic-Nic” funciona por meio de agendamento prévio por e-mail (regionaladm@gmail.com) ou de forma presencial, diretamente na Administração Regional, dentro do Horto do Fonseca, das 9h às 16h. Para agendar, é necessário apresentar o CPF e seguir os protocolos sanitários. Neste momento, é possível utilizar o espaço em até 15 pessoas e com o tempo máximo de 3 horas.


  • Café na 'Banca Não me Torra'

Café gaseificado com mel / Foto: Divulgação Não me Torra


Nada como um cafezinho para começar o dia bem. Melhor ainda se ele for acompanhado de um croissant, um pão de queijo ou um roll de canela. A banca "Não me Torra", localizada em frente à Praia de Icaraí, um pouco depois da Reitoria da UFF, é um ótimo passeio para quem quer dar aquela energizada após uma prática de atividade física. Os cafés são todos orgânicos e têm opções geladas e quentes. O carro chefe da casa é uma mistura de leite, cold brew e mel. Outra opção muito pedida é o café gaseificado com mel. A vista é nada mais nada menos que a Praia de Icaraí e o ambiente é muito aconchegante.


O espaço fica na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres 63 e funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h.

Foto: Divulgação Não me Torra


  • Livraria da Travessa

Livraria da Travessa / Foto: Livia Figueiredo


A Livraria da Travessa fica em Icaraí, em um imóvel de três andares entre as ruas Otávio Carneiro e Lopes Trovão, onde funcionava o Balada Mix. Além de um acervo de 50 mil livros, a loja conta com cds, dvds e e-books, um auditório para cursos e palestras, no terceiro andar, que ainda não está aberto ao público por conta da pandemia, e uma cafeteria, logo na entrada. No local, há algumas poltronas espalhadas: uma ótima opção para quem deseja sentar e folhear um livro.


Apesar de ser considerada uma livraria de cadeia, a Travessa preza por um atendimento personalizado que remete às livrarias de bairro.

  • Pôr do sol nas praias

Praia do Sossego / Foto: Livia Figueiredo


Niterói tem um conjunto de locais para apreciar um bom por do sol. Com a previsão de céu azul para o final de semana, uma opção de passeio é pegar um fim de tarde em alguma das diversas orlas da cidade. Praia de Piratininga, Praia do Sossego, São Francisco, Icaraí, Boa Viagem. As opções são diversas e vale curtir a particularidade de cada uma. Com uma boa música, então, fica mais agradável ainda.

Praia de São Francisco / Foto: Livia Figueiredo



  • Lanche da tarde na Crosta

A padaria artesanal Crosta / Foto: Daniela Rocha


O brasileiro adora o lanchinho da tarde e Niterói é repleto de locais mais escondidos que valem a visita. A Crosta é um desses lugares. Localizado na Rua Domingues de Sá, 324, a padaria funciona de terça a sábado das 13h às 20h. O local é focado em produtos artesanais. Além das tradicionais fornadas de pão, passando pelos mais tradicionais até de nozes e gorgonzola e cacau, é possível encontrar no cardápio focaccia, pastéis da nata, cúrcuma em grãos, pizza e croissants.

Focaccia com alecrim / Foto: Luiz Fernando Nabuco


Leia também: Niterói é um convite ao uso de bicicleta; conheça as vantagens