Confira cinco programas para o primeiro fim de semana do inverno

Atualizado: Jun 29

O A Seguir: Niterói preparou uma lista com opções de passeios culturais, restaurantes aconchegantes e um por do sol na beira da praia


Por Livia Figueiredo

O restaurante Torninha / Foto: Reprodução Redes Sociais


Nada como uma massinha no primeiro final de semana de inverno. Ou um jantar à luz de velas acompanhado de um bom vinho. Melhor ainda se for em um espaço acolhedor. Com a reabertura da cidade, o A Seguir: Niterói preparou uma lista de opções de passeios seguros para uma das estações mais aconchegantes do ano. Na lista, você encontrará desde programas ao ar livre até passeios em locais cobertos, com capacidade reduzida de lotação, como museus e bistrôs.


Leia mais: Niterói tem previsão de sol no feriadão e futebol é liberado... com máscara


Confira abaixo:


  • Jantar no Torninha

Gnocchi com carne seca desfiada, tomate seco e escarola / Foto Divulgação


O restaurante Torninha é um dos mais charmosos da cidade. Seu espaço mistura elementos contemporâneos e rústicos, com objetos de decoração de diversos países. O cardápio é composto por pratos da culinária italiana contemporânea com toques franceses e orientais, tudo em espaço acolhedor que remete a uma antiga casa renovada. Risotto mediterrâneo; de funghi, shiitake e alho poró; gnocchi com carne seca desfiada, tomate seco e escarola; spaghetti com camarão e cogumelo shiitake, além de entradinhas como bruschetta e focaccia são algumas das opções.


O restaurante fica localizado na Rua Nóbrega, 199, no Jardim Icaraí.

Spaghetti com camarão e cogumelo shiitake / Foto: Divulgação Torninha


  • Por do sol em Itaipu

Por do sol em Itaipu / Foto: Reprodução


O bairro de Itaipu é um grande ponto de encontro de quem ama assistir ao por do sol. Esse pedacinho de Niterói é um dos cenários mais procurados da cidade para o fim de tarde, especialmente em dias em que o céu está levemente encoberto. Um ótimo programa para aqueles que desejam escapar da rotina e ao mesmo tempo estar em contato com a natureza. Além da lagoa de Itaipu, que é um deslumbre à parte, há quem prefira assistir ao cair do sol na praia, de preferência com uma canga estendida e o pé na areia


  • Pizza com vinho na Mostaro

Pizza "Sutil": molho de tomate, muçarela com lâminas de maçã caramelizada com mel, gorgonzola e amêndoas torradas / Foto: Divulgação Mostaro


Após o por do sol, dá para pegar o carro e emendar com uma deliciosa pizza e vinho no restaurante Mostaro, em Piratininga. Uma das pizzas mais celebradas da cidade, o restaurante é conhecido pelos seus sabores mais exóticos, que fogem dos ingredientes mais tradicionais, como é o caso da "Sutil", que combina molho de tomate, muçarela com lâminas de maçã caramelizada com mel, gorgonzola e amêndoas torradas. Tem também a "Inusitada", que consiste no molho de tomate, muçarela, caccio cavalo, alho negro, cebola roxa, grana padano e manjericão. A carta de vinhos tem opções do Chile, Portugal e Argentina.


A pizzaria fica na Avenida Almirante Tamandaré 707, em Piratininga, e funciona de domingo a quinta, das 18h às 23h e sexta e sábado das 18h à meia-noite.


  • Museu do Ingá

Museu do Ingá / Foto: Divulgação


O Museu do Ingá está com a exposição "Múltiplos Olhares: Mulheres nas Coleções FUNARJ", que reúne 150 obras de uma centena de mulheres artistas, entre elas a Fátima Nóbrega, caricaturista, que vive no Porto, em Portugal.

Divulgação Museu do Ingá


O desenho visto acima faz parte da exposição 'Múltiplos Olhares" e foi feito nos anos 1980 para uma mostra intitulada 'A Favorita do Imperador', produzida por Ferdy Carneiro, então diretor do Museu do Primeiro Reinado.


A origem do desenho é a quase condenação da mulher ao amor. A fixação feminina na busca da paixão que anula todo o universo circundante. Domitila segue Pedro num Rio de Janeiro vazio, o Pão de Açúcar abrasado pelo sol oculto de um final de tarde passional. Domitila segue Pedro, mas é ela o sujeito da ação.


O museu do Ingá fica localizado na Rua Presidente Pedreira 78 e funciona de quarta a sábado das 12h às 17h. A entrada é gratuita.

  • Waffle em uma boulangerie francesa

Waffle com banana e granola / Foto: Divulgação/ Liège Belgian


A Liège Belgian Waffle é criada por uma família francesa de padeiros que decidiu compartilhar sua paixão pelo tradicional waffle belga e abrir uma boulangerie, que nada mais é do que uma padaria francesa. O espaço fica localizado em Icaraí, na Rua Lopes Trovão, 203, esquina com a Mem de Sá. Além da panificação francesa, há opções de waffles dos mais variados sabores. Waffle com mel, cranberry com geleia de frutas vermelhas, banana e granola, entre outros. Para harmonizar, uma xícara de café expresso. A padaria francesa é fruto de uma parceria entre a Liège e a Pierre Boulangerie, que são da mesma família.


O local funciona de terça a sexta, das 10h às 18h30 e sábado das 9h às 14h.

Foto: Divulgação Liège Belgian Waffle