Confira seis opções de programas em Niterói para o feriadão

Atualizado: Set 6

Atividades ao ar livre, peça, cafés e exposições são algumas das possibilidades para quem for ficar em Niterói no feriado

Por Livia Figueiredo

Yoga na Praia da Boa Viagem / Foto: Divulgação


Exposições, restaurantes ao ar livre, cafés, teatro. Com o fim de semana prolongado, devido ao feriado do 7 de setembro, o A Seguir: Niterói preparou uma lista de opções de passeios para quem quer aproveitar os dias de forma mais segura e arejar um pouco a cabeça. A previsão não poderia ser melhor: o sol tomará conta dos quatro dias do feriadão. A boa é aproveitar os dias de folga ensolarados e os fins de tarde ao ar livre.


Confira abaixo a programação:


Leia mais: Romano Russo Bistrô: o sabor de 15 países em um só cardápio para Niterói


  • Café da manhã musical no Laguna

Foto: Reprodução Redes Sociais


A combinação de café da manhã com uma vista bonita e uma música no fundo é uma ótima maneira de começar o dia. O Laguna Bar e Restaurante está com o projeto do café musical com o Projeto Social Orquestra de Cordas da Grota. O café da manhã é regado com som marcante do violoncelo que se mistura com a suavidade do violino. A cesta de café da manhã conta com uma seleção especial de pães artesanais, mozarela, peito de peru, ovo mexido, dois bolos do dia, geleia do dia, nutella, dois iogurtes com granola, fruta do dia e, para acompanhar, bule de café e de leite. Também há opções de porções avulsas como pão na chapa, misto no pão francês, entre outros. O espaço fica na Rua Alameda A, 60, em Itaipu, e funciona das 8h às 19h aos sábados e domingos.


  • Peça no Theatro Municipal

Foto: Divulgação Theatro Municipal


A peça "Esse Homem é Meu" estreia neste fim de semana no Theatro Municipal. Ambientada nos anos 50, a peça conta a história de três irmãs que vivem no interior, amarguradas pela vida sem perspectivas. Quando uma prima rica do Rio de Janeiro resolve visitá-las com o noivo para entregar pessoalmente um convite de casamento, o que era para ser uma visita cordial desperta o ódio delas, que decidem se vingar. Elas só não contavam que tudo poderia sair do controle.


Através de um humor inteligente, com influência no melodrama de Pedro Almodóvar, a peça aborda, de maneira inusitada, o que a opressão de uma cultura provinciana pode provocar nas relações humanas, questionando o papel da mulher na sociedade brasileira. Jean Cândido Brasileiro e João Corrêa assinam a direção e a concepção. No elenco, Fabíola Romano, Fernanda Esteves, Helena Hamam, Jean Cândido Brasileiro e Renata Benicá.


Sexta e sábado às 19h e domingo às 18h. O ingresso custa R$ 20 e pode ser adquirido pelo Sympla. Duração: 95 min. O Theatro Municipal fica na Rua Quinze de Novembro 35, no Centro de Niterói.


  • Exposição no Espaço Correios

Exposição "Instáveis" / Foto de leitor


A exposição "Instáveis", no Espaço Correios de Niterói, traz ao público o trabalho de Ana Fiszon, que se concentra na busca de um momento possível no qual o objeto possa se tornar, a um só tempo, pintura e escultura. Pela sobreposição inesperada da tela sobre as superfícies do chassis, o suporte pictórico cria uma visão constantemente modificada quando tela e chassis passam a nos confundir. A partir de linhas geradoras, os limites da obra transbordam em sombras utilizadas de modo a acentuar seu potencial. Contornos, detalhes, ilusões são algumas das provocações da exposição, como um mundo em suspensão, onde tudo está ali apenas para ser fruído. A mostra é gratuita e o Espaço Cultural Correios funciona sábado das 13h às 17h e segunda a sexta das 11h às 18h.

Exposição "Instáveis" / Foto de leitor


  • Café na Black Ivory

Brownie aquecido com café expresso / Foto: Reprodução Redes Sociais


A cafeteria Black Ivory abriu suas portas, no início do mês, para aumentar ainda mais o leque de opções de café especiais em Niterói. Um dos combos mais pedidos da casa é o brownie aquecido com café expresso para acompanhar. O sanduíche de tiras de frango, com queijo curado, alface, tomate cereja e molho mostarda e mel também é outro sucesso da casa. Também há opções de bolo funcional, como o cenoura com calda de cacau e cacau com nozes. Para os dias quentes, há também opções de bebida gelada, como o cappuccino.


A Black Ivory fica na Rua Tavares de Macedo 248 - Loja 02, em Icaraí, e funciona segunda das 10h às 19h; terça a sábado das 10h às 19h30 e Domingo das 9h às 15h30.


  • Yoga na praia da Boa Viagem

Yoga na Praia da Boa Viagem / Foto: Divulgação


O espaço de Yoga, Meditação e Vedānta Dharma Bhūmi vai realizar uma aula especial, neste domingo, dia 5 de setembro, às 9h, na areia da Praia da Boa Viagem. A ideia é comemorar os 4 anos de um dos projetos mais tradicionais da cidade. A prática será realizada seguindo todos os protocolos de segurança, com distanciamento social e uso de máscara obrigatório, e ainda haverá sorteio de brindes.


  • Pôr do sol no Mirante do Sossego

Pôr do sol no Mirante da Praia do Sossego / Foto: Livia Figueiredo


Quem curte assistir ao pôr do sol está bem servido em Niterói. O que não faltam são opções. Parque da Cidade, Praia de Itaipu, Mirante das Andorinhas, Boa Viagem, São Francisco... A lista é extensa. Mas um ponto pouco falado é o Mirante da Praia do Sossego, em Camboinhas. O contorno das montanhas é uma atração à parte e as árvores em volta dão um conforto e um frescor a mais. Por ser menos conhecido, o mirante não costuma encher, o que é sempre bom para tempos de pandemia.