Corrida por vacina da Pfizer movimenta postos de Niterói

Moradores procuram a vacina que tem altos índices de imunização e é aceita pela maioria dos países em viagens

Fila na Policlínica Sérgio Arouca, onde tem Pfizer. Foto de leitor


O atendimento no posto de vacinação do Vital Brazil, nesta quarta-feira, amanheceu mais lento. Não que a fila fosse maior do que em outros dias. Mas foi preciso redobrar os mecanismos de controle. No local, uma atendente explicava que gente que já havia tomado vacina contra Covid estava procurando o posto como se não tivesse sido vacinada para receber a dose da Pfizer.


Leia também: Fiocruz volta a produzir vacinas contra Covid nesta terça-feira


- É gente que quer viajar, e a Pfizer é aceita em todos os países. Quando descobriram que o posto estava aplicando a vacina, vieram para cá. E vimos que havia gente que já tinha recebido outra vacina. Então, estamos checando se as pessoas realmente não foram vacinadas -, contou a atendente.


Na verdade, muita gente escolheu a vacina da Pfizer, distribuída no Brasil pela primeira vez esta semana. Outros postos da cidade não tiveram o mesmo movimento. O posto do Campo de São Bento, no mesmo horário, estava vazio. Os atendentes relataram que algumas pessoas perguntavam que vacina estavam aplicando e preferiam procurar um posto que tivesse a vacina da Pfizer. A Prefeitura não divulgou os locais, justamente para evitar este tipo de procura. Todos os imunizantes oferecidos oferecem cobertura acima de 90% contra casos graves da doença.


Na fila do Vital Brazil, desde cedo, dona Regina Souza disse que esperou pela chegada da vacina da Pfizer para se vacinar e correu para o posto quando uma amiga avisou que o Vital Brazil tinha o imunizante.


Procura pela vacina da Pfizer foi grande nesta quarta. Foto de leitor


- Desde o começo eu disse que ia esperar a Pfizer. Demorou, eu já estava quase tomando a AstraZeneca ou a Coronavac mesmo. Mas quando começaram a falar que o Brasil teria (a da Pfizer) eu esperei. Acho que é mais confiável. É a vacina que estão usando nos Estados Unidos e todos os países aceitam - disse.


A vacina da Pfizer precisa ser armazenada em câmaras de refrigeração e não resiste muito à temperatura ambiente. Por isso só está sendo usada nos postos que têm recursos para a armazenagem e manipulação do medicamento. Dos 92 municípios do estado, apenas 19 receberam a vacina.


Procura pela Pfizer agita também as redes sociais


Desde que se confirmou que Niterói receberia a vacina, a procura pelos postos que teriam o imunizante tomou conta das redes. No Twitter, um pessoa que preferiu não se identificar perguntou: "Algum posto de Niterói está aplicando a Pfizer?" e outra respondeu: "Também queria saber! A mídia está divulgando que as doses chegaram ontem, mas nenhum lugar disse que recebeu!". Uma outra pessoa perguntou sobre a preferência pelo imunizante: "O povo doido para ser vacinado e tem gente querendo escolher a marca? É isso mesmo?" Nos comentários da mesma publicação uma pessoa contou que era possível encontrar a Pfizer no Posto da Vital Brazil e no posto Carlos Antônio da Silva, em Itaipu. "Outros não receberam devido à temperatura necessária para manutenção, pelo menos foi o que disseram", complementou.


No posto da Vital Brazil, a conversa era intensa entre os que esperavam a hora de vacinar. Mais de uma hora de espera. O comentário é que o posto teria identificado uma pessoa que se vacinava pela segunda vez. Alguém falou que tinha um amigo que fez isto ontem, porque queria viajar e não aceitam a Coronavac na Europa. Se estabeleceu uma discussão sobre o risco de fazer isto. "Perigoso", alguém falou. "Ouvi dizer que não tem problema, se der um intervalo", também se ouviu.


Niterói recebe 4.680 doses da vacina da Pfizer


Procurada pelo A Seguir: Niterói, A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que recebeu, na segunda-feira (24), 4.680 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. O imunizante começou a ser aplicado nesta terça-feira (25).


Na segunda-feira (24), a vacinação contra a Covid-19 ganhou uma nova etapa com a distribuição do imunizante Pfizer para 19 municípios. As 57.330 doses serão usadas para primeira aplicação.


Além de Niterói, outros municípios que receberam os imunizantes foram: Angra dos Reis, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Macaé, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis e Volta Redonda.


Leia mais: Rua Ator Paulo Gustavo: mudança no nome da via movimenta comércio em Icaraí