Cozinha portuguesa com certeza e uma receita especial para Niterói

Depois do fechamento do Antiquarius, no Rio, Niterói se torna o reduto da cozinha portuguesa, com casas como a Gruta e agora o Casanova


Por Livia Figueiredo

O chef português António Casanova, em frente ao seu restaurante, localizado agora em São Francisco / Foto: Divulgação


Qual a cozinha do estado do Rio? Qual a comida tradicional de Niterói? A colonização portuguesa marcou o Rio de Janeiro com o sabor da comida portuguesa. São vários os restaurantes que fizeram a fama da gastronomia da cidade, como a Lisboeta, o Mosteiro, o Penafiel, o Antiquarius, o mais reconhecido de todos... Apenas o Adegão Português resistiu, numa cidade que se internacionalizou e deu lugar às churrascarias, comida italiana e self service. Hoje, Niterói se revela o melhor endereço da gastronomia portuguesa.


História a cidade tem. A começar pelos almoços do Clube Português, sempre disputados. E as casas portuguesas da Ponta da Areia, como o Decolores, que ainda funciona à beira do cais. Não à toa está por ali a Gruta de Santo Antônio da Dona Henriqueta e do seu filho Alexandre. O Caneco do Mário está mais adiante, perto da Rodoviária. E subindo para as praias oceânicas, tem o bacalhau do Seu Antônio, ou o Seu Antônio do Bacalhau. Com tanta oferta, tem gente que sai do Rio para comer aqui.


A cidade agora tem mais uma casa de comida portuguesa: o restaurante Casanova. Não que seja novidade para o morador da cidade. Por oito anos, funcionava como bistrô de apenas seis mesas no Jardim Icaraí. Criação do chef António Casanova, natural de Póvoa de Varzim, em Portugal, a cozinha fazia tanto sucesso entre os fregueses que a mudança de espaço era questão de tempo. Agora, o restaurante está em novo endereço, inaugurado em novembro, numa bela e ampla casa na Avenida Presidente Roosevelt, em São Francisco.


O Casanova dispõe de 80 lugares, mas no momento está funcionando com capacidade reduzida pela metade devido à pandemia. Dividido em quatro ambientes, o restaurante conta com uma ampla área ao ar livre, cozinha open e três espaços climatizados


O cardápio tem uma seleção de especialidades da cozinha portuguesa, sendo o bacalhau o carro-chefe da casa, presente nos pratos principais, como Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau com Natas e Bacalhau com broa e espinafres. Entre os doces tradicionais portugueses, Pastel de Belém, Pastel de Amêndoas, Toucinho do Céu e Barriga de Freira são algumas das opções que podem ser encontradas no menu.


- Também temos no cardápio opções de entradas: vinagrete de Polvo, Punheta de Bacalhau, pataniscas e, claro, o tradicional bolinho de bacalhau. Além disso, novos pratos foram acrescentados: Arroz de Tamboril, Espetadas de Tamboril e Gambas e Polvo à Lagareiro, entre outras novidades. O Leitão à Moda da Bairrada está disponível por encomenda. Para acompanhar, convidamos os clientes a raspar o azeite no prato com o pão caseiro, receita da minha mãe, dona Adelaide – conta o chef.

Bacalhau à Lagareiro, uma das principais opções do cardápio / Foto: Raphael Ataide


Devido à proximidade do Natal, o restaurante está aceitando pedidos até o dia 23 de dezembro com entrega a domicílio ou retirada no local. Os pratos serão semi-prontos com instruções para a finalização.


- Mesmo sendo um ano atípico, de pandemia, a nossa sorte é que a gastronomia portuguesa faz parte da tradição do natal do brasileiro. Na ceia não pode faltar o bacalhau, a rabanada e o vinho, sem falar nos doces portugueses que também podem complementar com muito charme e tradição. Estamos bastante otimistas com a semana do Natal. O bacalhau é um ingrediente que não pode faltar na mesa do niteroiense - diz António.


Antes da inauguração do novo endereço em São Francisco, o restaurante funcionava 100% por delivery. Após a inauguração, resolveram trabalhar de modo intermitente. "Não conseguimos atender o delivery quando a casa está lotada. Sugerimos sempre pedir com antecedência pelos nossos telefones", completa o chef.


Confira abaixa a receita de um prato que o restaurante compartilhou com exclusividade para o A Seguir: Niterói:


Receita de Punheta de Bacalhau


Ingredientes:

-1 lombo de bacalhau cru (300g/350g) já dessalgado

-Meia cebola média muito bem picada

-3 dentes de alho muito bem picados

-Azeite

-Vinagre de vinho

-Sal

-Pimenta do reino

-Noz moscada ralada na hora

-Azeitonas pretas

-Salsa picada


Modo de preparo:

Desfia-se o bacalhau utilizando as mãos, acrescente todos os temperos menos as azeitonas. Mistura tudo muito bem e no final acrescenta as azeitonas por cima e mais um pouco de salsa picada e pimenta do reino.


Serviço

Taxa de entrega para Niterói: R$ 10,00 – Icaraí, São Francisco, Charitas e Santa Rosa.

R$ 13,00 – Região Oceânica, Fonseca e Barreto.

Telefone para pedidos:

Wpp: (21) 97238-4899

Tel: (21) 3617-3964

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.