Defesa Civil de Niterói lança aplicativo que monitora condições meteorológicas e alerta para riscos

Prefeitura reuniu líderes comunitários para discutir o plano de chuvas de verão


Aplicativo pode ser baixado gratuitamente. Foto: Luciana Carneiro


A Secretaria de Defesa Civil e Geotcnia de Niterói lançou nesta terça (12) o novo aplicativo “Alerta DCNIT”, que está disponível para download gratuito para dispositivos móveis. A ferramenta conta com previsão do tempo, registros de chuva em tempo real, alertas de chuvas fortes, ressaca, ventos e condições do tempo para risco de fogo em vegetação.


De acordo com o secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, o aplicativo é um canal direto de comunicação com a população. Ele explica que isso vai acrescentar ao trabalho que a pasta já faz na emissão de alertas através de mensagens de texto.


“É um canal de comunicação direto para planejar sua rotina e não ser pego de surpresa por uma mudança de tempo. A Defesa Civil monitora todas as mudanças meteorológicas e emite alertas por SMS para os cadastrados. Essa é mais uma forma de a população estar conectada às informações de forma rápida”, explicou o secretário


Para baixar o Alerta DCNIT, basta acessar o Google Play para smartphones ou Apple Store para Iphone - e escolher a ferramenta. Além das informações meteorológicas, o aplicativo também disponibiliza avisos emergenciais e terá comunicação direta com os voluntários da Defesa Civil. O app também mostra a localização de sirenes e pontos de apoio, assim como informações importantes em casos de queimadas, chuvas fortes, vendavais e ressacas. O sistema do Alerta DCNIT também conta com um botão que direciona o aparelho automaticamente para uma ligação com a Defesa Civil, gratuitamente através do 199.


Plano com líderes comunitários para as chuvas de verão


Além da ferramenta, a secretaria apresentou, também nesta terça, o planejamento para líderes comunitários e representantes da Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói (Famnit) sobre as chuvas de verão. O vídeo está disponível na página da Defesa Civil (www.facebook.com/defesacivilniteroi).


Segundo o plano, são adotados todos os cuidados em organização para que a cidade esteja preparada para dar respostas em situação de emergência.


Carlos da Silva Fonseca, presidente da Associação de Moradores do Bairro de Fátima, destacou a importância dessa reunião para a comunidade.


“A reunião foi muito produtiva, com material muito fácil de aplicar dentro da nossa comunidade. Posso destacar a parte de lidar com desabamentos, como avisar antes e como agir. Nossa comunidade também possui a sirene da Defesa Civil e isso facilita os moradores saberem quando a chuva está mais forte. O aplicativo também é muito interessante porque envia alertas”, disse o líder comunitário.


Atualmente, a Defesa Civil de Niterói conta com 114 Núcleos Comunitários (Nudec) com mais de dois mil voluntários treinados. Quem quiser participar como voluntário e se inscrever para os próximos cursos que serão ministrados, deve acessar o site da Defesa Civil (www.defesacivil.niteroi.rj.gov.br).