Detran faz mutirão neste sábado para renovação de documentos

Atualizado: 6 de Dez de 2020

Postos do Fonseca e do Niterói Shopping farão atendimento através de agendamento prévio

Foto Divulgação Detran

Para compensar o período em que as atividades tiveram que ser suspensas em razão da pandemia, o Detran-RJ realiza, neste sábado (5), mais um mutirão para renovação da carteira de motorista. Em Niterói, as unidades do Niterói Shopping, no Centro, e no Fonseca, na Zona Norte, terão atendimento das 10h às 17h, com agendamento prévio para evitar aglomerações. O órgão prevê que sejam atendidas 10 mil vagas para os serviços de habilitação em todo o estado.

Leia também: Habilitação vencida em 2020 terá um ano a mais de validade

Entre os serviços disponíveis estão renovação da carteira de motorista, primeira e segunda vias de CNH, adição e mudança de categoria, troca da permissão pela definitiva e alteração de dados com inclusão de atividade remunerada. O presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder, ressaltou que, apesar da grande quantidade de vagas abertas diariamente, o órgão ainda não pode disponibilizar o mesmo número de vagas ofertadas antes da pandemia. - O departamento oferece milhares de vagas diárias, mas, para evitar aglomerações e manter o distanciamento adequado, ainda não podemos usar a capacidade total de atendimento nos postos. Por isso, para reduzir a demanda represada, estamos realizando mutirões em todas as regiões do estado, sempre nos fins de semana. Como vários prazos foram prorrogados, procure o órgão apenas em caso de extrema necessidade, já que a pandemia ainda é uma realidade - reiterou Konder. Para participar do mutirão, é preciso agendar o serviço através do site www.detran.rj.gov.br ou pelos telefones 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042. O órgão reforça que é preciso respeitar o horário agendado, sem antecipação, para que não ocorram filas e consequente aglomeração, o que não é o desejável neste período de pandemia. O departamento também pede para que as pessoas não levem acompanhantes aos postos.


Aulas on-line para primeira habilitação


Outra medida do Detran-RJ, tomada nesta terça (1º) foi a autorização para que sejam realizadas aulas virtuais para alunos dos cursos teóricos das autoescolas que buscam tirar a primeira habilitação durante o período da pandemia. Ao todo, mais de 120 mil pessoas que podem ser beneficiadas pela medida. De acordo com portaria assinada pelo presidente Adolfo Konder, os Centros de Formação de Condutores (CFCs – nome técnico das autoescolas) podem agora, por conta própria, estabelecer contratos com empresas capazes de oferecer o conteúdo por meio de Plataforma de Educação a Distância (EAD).

O conteúdo, a carga horária e a duração das aulas teóricas deverão obedecer aos mesmos critérios estabelecidos para as aulas presenciais. Por meio de vídeo ou chat, os candidatos poderão interagir com os instrutores em tempo real. A medida foi autorizada por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Para quem quiser saber quais instituições estão autorizadas pelo Detran-RJ a darem as aulas remotas, basta acessar o seguinte link: http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=12&tipo=lista_cfc