Embolou: Com poucos pontos de vacinação contra Covid, Niterói deixa aglomerar nas longas filas

Campanha da Covid só tem nove locais de imunização, enquanto a da gripe conta com 43 salas

Amanda Ares

Filas para a vacinação no Clube Central nesta segunda-feira 19/04. Foto de leitor


À medida que o calendário de vacinação contra a Covid vai avançando, com redução gradual de faixa-etária de idosos e profissionais de saúde, mais e mais pessoas vão se dirigindo às salas de vacinação. O aumento da demanda passou despercebido pelo planejamento da Prefeitura de Niterói, que prometera em janeiro 100 pontos de vacinação, mas só entregou oito e um drive-thru no Gragoatá. Enquanto isso, a campanha da vacina contra a gripe acontece em 43 salas, incluindo um ponto volante, no Theatro Municipal de Niterói.


Leia mais: Semana começa com grandes filas nos postos de vacinação


A estratégia de distribuir os locais de imunização por campanha pretendia evitar que as filas aumentassem e se confundissem. No entanto, a divisão privilegiou a campanha da vacina contra a gripe, que é aplicada em 39 unidades regionais do Programa Médico de Família (PMF), três Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ainda uma unidade volante, localizada no Teatro Municipal.


A pouca oferta de locais para vacinação contra Covid tem tornado comuns cenas como as registradas na manhã desta segunda-feira. Houve registros de filas — com aglomerações — em pelo menos quatro postos. Na Policlínica Regional Carlos Antônio Silva, na Avenida Jansen de Melo, houve até atraso de quase uma hora na chegada de imunizante.


Policlínica Antônio Carlos da Silva, na descida da Ponte. Foto Thaís Sousa


Em janeiro, a Prefeitura havia anunciado 100 pontos de vacinação contra a covid, justamente para evitar que muitas pessoas se dirigissem para o mesmo local. Entretanto, hoje há apenas 8 em funcionamento na cidade inteira, que tem 52 bairros. Em Icaraí, bairro com cerca de 80 mil habitantes (IBGE), a fila do Clube Central foi dividida em três, e mesmo assim, a fila deu volta no quarteirão nesta segunda-feira. Uma fila dobrou a esquina com a Rua Lopes Trovão e outra, a esquina com a Rua Otávio Carneiro.


Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil. Foto de leitor


Também houve registro de aglomerações em pelo menos dois postos de saúde: a Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil, e a Doutor Guilherme March, na Rua Desembargador Lima Castro, no Fonseca.


Mais uma vez, o A Seguir: Niterói questionou a Prefeitura sobre a possibilidade de ampliação dos pontos de vacinação contra a Covid, mas não obteve resposta.