Escolas particulares de Niterói voltam às aulas com sistema híbrido

Colégios pH, Abel e Salesiano retomam atividades presenciais; GayLussac e Pensi já tinham voltado dia 1º


Por Livia Figueiredo

Colégio pH retorna com aulas presenciais nesta segunda (08/02) / Foto: Divulgação


Alunos das escolas particulares de Niterói retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (8). A Prefeitura já havia autorizado o retorno para o dia 1º de fevereiro, mas grande parte deles deixou a volta para esta segunda, 8 de fevereiro. A adesão de pais e alunos foi grande na retomada.


O Instituto GayLussac e o Pensi já tinham voltado no dia 1º, sendo que o Pensi voltou com o Ensino Fundamental I nesta segunda. A maioria das escolas particulares deu início ao seu ano letivo de forma híbrida, conforme decreto da Prefeitura. Assim como em Niterói, as escolas da rede privada do Rio de Janeiro e de São Paulo já estavam autorizadas a retomar todas as atividades presenciais desde a semana passada. No Rio, a decisão ficou por conta de cada unidade, respeitando o critério de avaliação da Covid-19 feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).


Adesão de mais de 80% no Colégio pH


O Colégio pH retornou nesta segunda com os alunos do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio com a adoção do modelo híbrido, que consiste no rodízio de alunos. Foi feita uma consulta às famílias e todas aquelas que desejaram o retorno presencial foram contemplados em uma escala de revezamento para evitar focos de aglomeração. Os alunos que optaram por seguir no modelo virtual, seja por motivo de saúde ou por questão familiar, seguiram com as transmissões de aulas ao vivo.


- O retorno foi extremamente positivo. Mais de 80% das famílias aderiram à volta das aulas presenciais. Tivemos um início de dia muito bom, com todos os alunos cumprindo uma parceria muito grande em relação aos protocolos de segurança e de higiene que foram passados ao longo das reuniões da última semana. Pudemos notar a contribuição das famílias em tudo que foi solicitado – disse a diretora das três unidades do Colégio pH de Icaraí, Cristiane Teixeira.

Estudantes passam pela aferição de temperatura antes de entrarem na escola / Foto: Divulgação


Salesiano tem retorno parcial


O Colégio Salesiano integra mais uma das escolas da extensa lista que optaram pelo início das atividades presenciais apenas nesta segunda (08/02). Ainda assim, o retorno ficou restrito aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, para as famílias que fizeram essa opção. Por ora, estudantes do 6º ano ao Ensino Médio estão tendo aulas remotamente.


Em nota, a assessoria de imprensa do Salesiano afirmou que a escola recebeu a visita da Guarda Municipal, que se colocou à disposição para auxiliar em momentos de entrada e saída dos alunos. Além disso, disseram que as famílias abraçaram uma proposta inovadora de medida de segurança para as crianças, com troca de máscaras em cores fixadas, no intervalo de duas em duas horas.

Salesiano retorna com aulas presenciais apenas dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I / Foto: Divulgação


O plano gradual das duas unidades da escola, tanto em Santa Rosa, quanto em Piratininga, na Região Oceânica, propõe a retomada dos alunos do 6º ano (Anos Finais) ao Ensino Médio para o dia 22 de fevereiro.


Abel tem adesão de mais de 70% dos alunos


O Colégio La Salle Abel retornou às atividades presenciais nesta segunda da Creche II da Educação infantil até a 3ª Série do Ensino Médio. A adesão inicial foi de mais de 70% dos alunos, aumentando a cada dia.


Em nota, a assessoria de imprensa do colégio afirmou que as famílias acompanharam a preparação da escola e se sentiram seguras ao enviar seus filhos para as aulas presenciais. O Colégio ressaltou que está com todas as sinalizações adequadas e necessárias, com orientação de fluxos, horários escalonados para entradas e saídas, além do distanciamento em sala de aula e que está seguindo com todos os protocolos de higienização e sanitização para a segurança dos alunos e colaboradores.

Abel teve retorno de mais de 70% dos alunos / Foto: Divulgação


Recreio é escalonado


O recreio está sendo realizado em sala de aula para evitar o contato dos alunos durante o intervalo. Além disso, foi criada uma dinâmica entre as turmas de rodízio em dias e horários alternados para realizar o recreio nos ambientes abertos e arejados do Colégio. As famílias dos alunos foram orientadas a enviar o lanche em recipiente térmico e usar garrafas individuais para água, para que o bebedouro seja utilizado com acionamento por pedal, evitando o contato manual.

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.