Escritora niteroiense participa de campanha em defesa da 'Leitura Hot'

Roberta de Souza é uma das integrantes da iniciativa que aproveita o Dia da Mulher para se manifestar através da literatura erótica

Por Gabriel Gontijo

Roberta de Souza é uma das que participam da campanha sobre a leitura hot. Reprodução/Facebook


Empoderamento, independência e liberdade são algumas das bandeiras que muitas mulheres defendem há anos na luta para marcar o espaço delas na sociedade. Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, uma campanha virtual surgiu para divulgar a chamada "Leitura Hot" como forma de homenagear a data. Entre as integrantes está a escritora niteroiense Roberta de Souza.


A iniciativa "#euleiohot" reúne autoras de ebooks nacionais, sejam de contos ou romances, que deixarão suas obras gratuitas nos dias 7 e 8 de março em sites como a Amazon. Autora do conto Ella, Roberta explica que fez a obra ao perceber certas coisas que ainda acontecem quando uma mulher resolve agir de forma independente.


- O conto Ella fala sobre uma jovem livre, independente e dona de si, que faz suas escolhas e segue seu caminho como acredita ser bom para ela. Entretanto, ao bancar sua vontade, ela bate de frente com a hipocrisia da sociedade. Não me inspirei em nenhum livro para escrever o conto. Nem para escrever o livro de mesmo nome, que está em produção. O Ella tem vida própria. E é diferente de tudo o que já li. Ella é especial e única - conta a escritora de forma orgulhosa.


Outra coisa que a escritora comenta é que a procura pelo gênero tem crescido nos últimos anos, mas que, ao contrário do que muitos imaginam, a abordagem não tem o foco no conteúdo sexual na maioria das histórias. Ela explica que as obras são "normalmente" livros de romance, "como outro qualquer", mas que é chamado de "hot" por conter cenas de sexo.


Formada por mais de 30 títulos, a campanha apresenta perfis múltiplos com autoras de idades, localidades e orientação sexual diversas. Além de apresentar histórias que contém sexo, o movimento destaca que as histórias vão além do hot, como romances que abordam histórias complexas de relações conflituosas, carências, amores e todo o universo de sentimentos que fazem parte da vida de todos.