Estado sustenta queda da transmissão da Covid e entra em estágio de risco baixo

Atualizado: Fev 14

Mapa de risco mostra que Rio de Janeiro pode ter superado o pico da segunda onda da doença



Risco baixo para a Covid no Estado do Rio de Janeiro. A última edição do Mapa de Risco mostra que o número de casos, mortes e a taxa de ocupação hospitalar se apresenta no estágio amarelo de baixo risco, nas regiões Metropolitana I, Metropolitana II, da Baía da Ilha Grande, do Médio Paraíba, Centro-Sul, Serrana, e da Baixada Litorânea e Norte. Apenas o Noroeste permanece com risco moderado, bandeira laranja.

A nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde destaca a redução da transmissão da doença no Estado e a melhora das condições de atendimento, com a redução das taxas de ocupação e o fim das filas de internação registrados em dezembro e no início de janeiro. Sustenta que são sinais claros de diminuição da doença, depois da segunda onda, registrada no fim do ano.


Em Niterói, os indicadores também apresentaram melhora, nos registros da Secretaria Estadual de Saúde. Na última semana, a Semana Epidemiológica 6, foram notificados 534 novos casos da Covid, uma taxa parecida com os que se verificava antes do repique da doença. O número de mortos também apresentou queda, pela primeira vez no ano. Foram reportadas 11 mortes, depois do recorde de 62 óbitos na semana anterior - muitos ocorridos ainda no final do ano, conforme advertência apresentada nos boletins.


Taxa de ocupação hospitalar


As taxas de ocupação de leitos no estado se mantiveram baixas. Nesta sexta-feira (12.02), esse índice está em 60,7% para leitos de UTI e em 43,2% para leitos de enfermaria. Os resultados dos indicadores devem auxiliar na tomada de decisão dos gestores públicos, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

Vacinação


A Secretaria de Estado de Saúde informa que até o momento recebeu do Ministério da Saúde 1.040.320 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 855.320 da CorovaVac e 185 mil da Oxford/AstraZeneca. Foram entregues 842.890 doses aos 92 municípios. Dessas, 242.060 doses foram destinadas à segunda dose da Coronavac, para atender à população que recebeu as doses enviadas no primeiro lote, do dia 20 de janeiro.

Até a sexta-feira (12), os 92 municípios do estado registraram 351.045 pessoas imunizadas contra a Covid. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do estado. O balanço é atualizado diariamente e pode ser acompanhado pelo Portal Covid (https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/vacinometro).