Niterói troca blocos por 'comboios' da Guarda Municipal para evitar aglomerações no carnaval

Prefeitura disponibiliza telefone 153 para denúncias de eventos clandestinos no período da folia


Prefeitura organiza "cordão da Ordem Pública" para impedir aglomerações no carnaval


A Guarda Municipal de Niterói vai organizar "comboios" nos locais tradicionais de reunião no carnaval para evitar qualquer tipo de concentração em bares e aglomerações nas ruas. O Secretário, Coronel PM Paulo Henrique, alertou, em transmissão feita pelas redes sociais da Prefeitura, depois da reunião do Gabinete de Crise, que as forças de segurança vão atuar para que o decreto que suspende qualquer tipo de evento do carnaval seja respeitado.


Leia mais: Saudade da folia? Confira a agenda de lives do carnaval 2021


— Neste período de pandemia, temos atuado com esta preocupação, e durante o réveillon já tivemos esta experiência. Contamos com a colaboração dos moradores da cidade — disse o Secretário. O coronel relatou que já foram advertidos bares que promovem tradicionalmente eventos e aglomerações.


Ainda na live, o Prefeito Axel Grael colocou o número 153 à disposição do público para denúncias de eventos que contrariem o decreto publicado no fim de janeiro, que proibia eventos em ruas, praças, casas de festas, bares e restaurantes. Qualquer aglomeração será coibida.


— Caso haja alguma irregularidade, faça contato através do teçefone 153 para que as informações cheguem à nossa equipe — solicitou Grael.


Veja também: O que abre e o que fecha em Niterói no feriadão de carnaval


O Secretário de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, que participava da live, informou que equipes da Prefeitura e do programa Niterói Presente, farão o patrulhamento ostensivo da cidade e a fiscalização em caso de denúncia.


— Da nossa parte, organizamos toda a ação das forças de segurança, que vão cicrular nos lugares mais tradicionais. Contamos, como sempre, com o cidadão. Informe sobre aglomerações — concluiu.


Eventos estão proibidos na cidade


Desde o começo do ano, a Prefeitura anunciou medidas para tentar conter o avanço da pandemia. Depois de suspender desfiles e blocos de carnaval, o município publicou um decreto ampliando as restrições para evitar a folia no feriadão. Agora, ficam proibidos eventos em espaços públicos e privados, entre 12 e 17 de fevereiro, e a pena para quem descumprir a decisão vai de advertência a cancelamento do alvará.


Leia mais: Carnaval 2021 é descartado pela Prefeitura do Rio por falta de controle da pandemia

O decreto proíbe qualquer tipo de evento de pré-carnaval e carnaval, em ambientes abertos ou fechados. Ou seja, qualquer aglomeração, seja em ruas, casas de festas, bares, clubes, restaurantes, quiosques e locais similares, fica proibida no período determinado, uma vez que o feriado nacional está mantido.




© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.