Família de grávida com Covid pede doações de sangue para tentar salvar bebê

Atualizado: Mar 11

Grávida de seis meses está entubada no Hospital Icaraí. Uma campanha de doação está sendo realizada para ajudá-la

Por Livia Figueiredo

Luciana dos Santos Carvalho / Foto: Reprodução


Uma grávida de seis meses contraiu Covid e está entubada em estado grave no Hospital Icaraí. Os médicos já analisam a possibilidade de tirar a criança para ela ter alguma chance de sobreviver. Sua família criou uma campanha para doação de plasma convalescente para tentar salvar o bebê. Podem doar pessoas que possuem tipo sanguíneo B+ e já tiveram Covid.


Na hora de doar, é necessário informar que trata-se da doação de plasma convalescente. Antes, será feito um teste para saber se o voluntário está capacitado para doar. O retorno é feito por telefone e, em caso de aprovação, é agendada uma data para retorno para que seja feita a doação.


Fabiane Oliveira Vieira, tia de Luciana, fez uma postagem em uma rede social divulgando a campanha e alguns comentários já dão o tom da mobilização:


"Oi, Fabiane, nós não nos conhecemos, mas fiquei sabendo da situação. Compartilhei aqui, no whatsapp e Tweeter e espero que isso ajude a encontrar alguém que doe. Força para vocês!", disse uma pessoa. "Posso divulgar nas minhas redes?" ou "Põe público o post", alertam alguns.


Luciana dos Santos Carvalho segue internada em estado grave.


Critérios para doação:


- Ter entre 18 e 55 anos

- Pesar acima de 60kg

- Nunca ter engravidado

- Ter exame/diagnóstico laboratorial positivo de Covid-19

- Não tenha recebido transfusão de sangue

- Estar saudável e sem sintomas há 30 dias


Sobre o plasma convalescente


O plasma convalescente é um dos componentes do sangue coletado de pacientes que se recuperaram da infecção causada por Covid-19. Apresenta elevado grau de titulação de imunoglobulinas (anticorpos) que, ao ser administrado em pacientes que estão em curso desta doença, oferece imunidade imediata.


Trata-se de um produto de obtenção através da utilização de uma máquina especial, que separa unicamente o que é desejado, nesse caso, o plasma. O procedimento tem duração entre 60 e 90 minutos.


Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone: (21) 97165-6779.