Fiocruz começa a testar BCG contra Covid em profissionais de saúde

Mil trabalhadores voluntários poderão participar no Estado do Rio

Liderada no Brasil pela Fiocruz, a pesquisa tem previsão de incluir dois mil voluntários em Campo Grande e 1 mil no Rio de Janeiro (foto: UFMS)


A Fiocruz deu início nesta nesta segunda-feira (19) ao Brace Trial Brasil (BTB), estudo com a vacina BCG, contra a tuberculose, que visa a reduzir o impacto do Covid-19 em trabalhadores de saúde. O recrutamento dos voluntários será realizado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e os interessados devem realizar pré-cadastro aqui.


A BCG (Bacillus Calmette-Guérin) é umas das principais vacinas utilizadas no mundo. Aplicada anualmente em cerca de 120 milhões de recém-nascidos, além de prevenir as formas graves de tuberculose na infância, a BCG também pode gerar resposta imune protetora inespecífica contra outras infecções.


Liderada no Brasil pela Fiocruz, a pesquisa tem previsão de incluir dois mil voluntários em Campo Grande e 1 mil no Rio de Janeiro. O estudo, que conta com parceria da Caixa de Assistência dos Servidores do Mato Grosso do Sul (Cassems) e da Secretaria Estadual de Saúde, é coordenado pelo médico infectologista e pesquisador da Fundação e da UFMS, Julio Croda.


Antes de receber a vacina, os voluntários passarão por entrevista e testagem sorológica. Todos serão acompanhados pela equipe de pesquisa por até um ano, por meio de ligações telefônicas semanais. Caso apresentem qualquer sintoma de Covid-19, poderão fazer a coleta do swab nasal para avaliar a presença de Sars-Cov-2. Além disso, retornos trimestrais serão agendados para verificar, por meio da sorologia, a presença de possíveis infecções assintomáticas.


Poderão participar do estudo trabalhadores da saúde como enfermeiros, médicos, técnicos, fisioterapeutas, recepcionistas e porteiros, maiores de 18 anos. Outros critérios para ser voluntário são não ter sido infectado pela Covid-19 e não estar participando de outro ensaio clínico.

(Com Agência Fiocruz e UFMS)


728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.