Axel Grael acerta contas políticas em Niterói e já tem uma baixa

Giovanna Victer recusa cargo na gestão de Axel Grael e será Secretária de Fazenda de Salvador


Giovanna Victer: de mudança para Salvador. Foto Divulgação



O Prefeito eleito de Niterói, Axel Grael (PDT), fecha esta semana a equipe de governo, com todos os acertos políticos quitados e uma baixa. A secretária Giovanna Victer, que acompanhou Rodrigo Neves nos oito anos de governo, no Planejamento e na Fazenda e foi anunciada para a nova pasta do Desenvolvimento, aceitou o convite do Prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e assumirá a Secretaria de Fazenda da capital baiana.


A equipe de Grael repete nomes conhecidos do governo de Rodrigo Neves. Alguns, até mais antigos na Prefeitura, quadros do PDT dos tempos de Jorge Roberto Silveira. Uma costura delicada, como a aliança de apoio ao governo, que envolve 15 partidos. No gabinete, estão contemplados, PT, PV, PSB, PC do B e aparece até uma secretária indicada pelo Senador Romário, do Podemos: Jeniffer Lynn, sua assessora no Congresso, que vai para a coordenação de acessibilidade do município. Romário se somou à coligação à última hora e foi importante para desmontar a articulação do deputado Carlos Jordy (PSL-RJ), que contava em apresentar um candidato à prefeitura pelo Partido.


Na relação divulgada pela assessoria do Prefeito eleito, o primeiro escalão do governo já tem 35 nomes. Serão pelo menos 20 Secretarias. A maioria dos nomes já passou pelo governo. A maior novidade até agora é a indicação do historiador Vinícius Wu para a Educação e a criação de uma Secretaria de Desenvolvimento, voltada para a retomada da atividade econômica e projetos especiais. Seria entregue a Giovanna Victer, mas ela recusou para ir para Salvador.


Secretária de Fazenda no Governo Rodrigo Neves e integrante do Gabinete de Crise montado para enfrentar a pandemia de Covid-19 em Niterói, Victer comandará as finanças de Salvador a partir de Janeiro.


Convidada por Grael para ser Secretária de Desenvolvimento na nova gestão, ela concordou inicialmente e chegou a ser anunciada no cargo pela equipe de Grael. Mas depois aceitou convite do Prefeito eleito de Salvador e se mudará para a capital da Bahia


Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Fazenda dos Municípios, Victer chegara a ser cogitada para ser a candidata a Prefeita de Niterói com apoio do grupo do Prefeito Rodrigo Neves, mas este fez a opção por Axel Grael, que venceu no primeiro turno. Desde a semana passada jornais da Bahia falam da nomeação de Victer, que chegou a ser chamada de "Margaret Thatcher de Niterói". O anúncio oficial é esperado para hoje pelo Prefeito eleito Bruno Reis.