Governo de Axel Grael terá mais de 40 nomes no primeiro escalão

Rodrigo Neves diz que entrega a Prefeitura com R$ 700 milhões para investimentos ao longo do governo


Transmissão de cargo na Sala Nélson Pereira dos Santos


A posse do novo governo se estendeu durante a tarde, depois do juramento na Câmara Municipal realizado pela manhã. A Prefeitura organizou uma cerimônia de transmissão do cargo do ex-Prefeito Rodrigo Neves para o novo Prefeito, Axel Grael. O evento na Sala Nélson Pereira dos Santos também deu posse aos secretários do novo governo.


Rodrigo Neves ressaltou que pegou a cidade endividada e entrega o governo com um projeto de cidade e R$ 700 milhões em caixa. "Me sinto completamente realizado. Assumimos em 2013 com Niterói atravessando uma grave crise e hoje entrego a a administração da cidade ao Axel Grael com a prefeitura e a cidade em uma condição completamente distinta. Se em 2013 tínhamos uma cidade endividada, hoje temos uma prefeitura modernizada, reestruturada e em uma condição fiscal e financeira que talvez nenhuma cidade brasileira tenha hoje”, destacou.

O evento foi também um momento de desagravo ao ex-Prefeito Rodrigo Neves, acusado de irregularidades nas obras das Transoceânica. O Deputado Estadual Waldeck Carneiro, do PT, ex-secretário de Educação da cidade, aproveitou a solenidade para entregar a Rodrigo Neves a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Segundo ele, o ex-Prefeito é vítima de perseguição política.


-Essa é uma homenagem do povo fluminense, aprovada na Assembleia Legislativa, em reconhecimento pelos oito anos de trabalho, dedicação e carinho do Rodrigo Neves à cidade de Niterói. É um reconhecimento pela sua competência, integridade e honestidade - disse o parlamentar.


O Prefeito Axel Grael, por sua vez, destacou que assume o governo em uma condição muito mais favorável do que quando Rodrigo Neves assumiu e ele era seu vice, em 2013. Segundo ele, outra vantagem é que assume com uma equipe experiente, fundamental para enfrentar o desafio da Covid, "o desafio de uma geração", como se refere. Neste ponto, agradeceu ao Secretário de Saúde Rodrigo Oliveira pelo trabalho realizado que conseguiu resultados melhores do que os de outras cidades. Rodrigo Oliveira permanecerá no governo.


- Precisamos nos preparar da forma mais competente para a vacinação, para que a cidade possa retomar o caminho da normalidade - destacou. A Prefeitura de Niterói encomendou a Coronavac, produzida numa parceria chinesa da SinoVac com o Insituto Butantan.


Ao final do discurso, Axel Grael repetiu os 12 pontos que apresentou durante a campanha e vão pautar o seu governo. Como investimentos em Saúde, Educação, Meio Ambiente, mobilidade e inovação, entre outro, que segundo ele, contemplam um projeto de cidade e o futuro de Niterói..

Nomes da equipe de governo:


A equipe de Governo tem quase 40 nomes no primeiro escalão, entre secretários, coordenadores e dirigentes de empresas. São 25 com status de secretaria.


Muitos nomes já apareciam no governo de Rodrigo Neves, caso de Ellen Benedetti, do Planejamento, Dayse Monassa, dos Serviços Públicos, e André Diniz, elevado a Secretário Estratégico. Também há nomes do governo de Jorge Roberto Silveira, situação do cantor e compositor Marcos Sabino, presidente da FAN.


Outros são cota da bancada de apoio ao governo formada por 15 partidos. É o caso do ex-vereador Leonardo Giordano na Cultura, Gallo, nos Esportes, ou Raphael Costa, líder do PSB e candidato a vereador não eleito, nos Direitos Humanos. Na conta entra também a Coordenadora de Acessibilidade, Jeniffer Lynn, indicada pelo Senador Romário, do Podemos, apoio de última hora na campanha de Axel Grael, mas importante para desmontar os planos do Deputado Federal bolsonarista Carlos Jordy de apresentar o delegado Rayol como candidato do Podemos. Sem a legenda, Jordy apresentou o candidato sem expressão Allan Lyra, do PTC.


O novo prefeito teve uma baixa importante no último momento de formação da nova equipe, quando a Secretária Giovanna Victer, que passou pelo Planejamento, pela Fazenda e havia sido indicada para o Desenvolvimento, aceitou o convite da Prefeitura de Salvador para assumir na capital baiana a Secretaria de Fazenda. Para a função, foi escolhido o professor e funcionário coordenador do Sebrae, Amércio Diniz, com bom trânsito no CDL da cidade.


A novidade fica por conta da escolha do professor Vinícus Wu para a Secretaria de Educação, pelo perfil técnico, numa área que Niterói investe bastante e não tem resultados compatíveis. A necessidade uma ação mais efetiva em educação digital, nestes tempos de pandemia, também pesou para a escolha de Wu.


Outro quadro de perfil técnico é o novo Secretario de Ciencia e Tecnologia, Luiz Andrade, quadro da UFF de reconhecida capacidade. Não chega é novidade, era o subsecretario na gestão de Rodrigo Neves, mas ficou com a posição depois da morte do Vereador eleito Carlos Roberto Boechat, falecido em dezembro, vítima da Covid, que seria o líder da bancada do PDT. O Vereador Binho Guimarães, que ocuparia a pasta foi deslocado para a a Câmara.


SECRETARIA EXECUTIVA – Bira Marques

CHEFIA DE GABINETE – Mariane Thamsten

ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS – Valéria Braga

SECRETARIA DE GOVERNO – Rúbia Secundino

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - Michell Maron

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO – Luiz Vieira

CERIMONIAL – Haroldo Enéas

COORDENADORIA GERAL DE COMUNICAÇÃO – Leonardo Caldeira

SECRETARIA DE FAZENDA – Marília Ortiz

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO – Ellen Benedetti

CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO – Cristiane Mara Rodrigues Marcelino

SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS - André Diniz

SECRETARIA DE URBANISMO E MOBILIDADE – Renato Barandier

PROGRAMA NITERÓI DE BICICLETA – Filipe Simões

SECRETARIA DE CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS – Dayse Monassa

CLIN – Luiz Carlos Fróes Garcia

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE – Leandro Portugal

SECRETARIA DE OBRAS – Vicente Temperini

GECOPAV – Wilton Ribeiro

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – Américo Diniz

SECRETARIA DE SAÚDE - Rodrigo Oliveira

SECRETARIA DE ESPORTES – Luiz Carlos Gallo

SECRETARIA DE CULTURA – Leonardo Giordano

FAN – Marcos Sabino

SECRETARIA DE CIÊNCIA e TECNOLOGIA - Luiz Andrade

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS - Raphael Costa

NELTUR – Paulo Novaes

CAMINHO NIEMEYER – Bárbara Siqueira

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – Vinícius Wu

SECRETARIA DE ORDEM PÚBLICA – Cel Paulo Henrique de Moraes

PACTO NITERÓI CONTRA A VIOLÊNCIA – Maria das Graças Raphael

GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA DO MUNICÍPIO/NITERÓI PRESENTE/CISP – Cel Gilson Chagas

SECRETARIA DE DEFESA CIVIL – Cel Walace Medeiros

SECRETARIA DE DEFESA DO CONSUMIDOR – Roberto Nunes Teixeira

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – Vilde Dorian

SECRETARIA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL – Anderson Pipico

SECRETARIA DO IDOSO – José Antônio Fernandes (Zaf)

COORDENADORIA DE ACESSIBILIDADE - Jeniffer Lynn

COORDENADORIA DE TRABALHO E RENDA - Brizola Neto