Grávidas e lactantes poderão se vacinar contra Covid em Niterói

Três postos de saúde da cidade vão aplicar o imunizante no novo grupo a partir desta sexta-feira (11)

Vacinas estarão disponíveis para grávidas e lactantes a partir desta sexta, 11 de junho


Vacina um, protege dois. A campanha feita por lactantes no país todo surtiu efeito. A partir desta sexta-feira (11), Niterói vai vacinar gestantes e lactantes contra a Covid-19. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, em reunião do Comitê de Vacinação com o Prefeito Axel Grael e o Secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira.


A decisão chega num momento não só de grande apreensão para grávidas e lactantes, que até então só podiam ser vacinadas em Niterói se tivessem alguma comorbidade, mas também de postos de vacinação vazios. Isso está ocorrendo porque muita gente procura pela vacina da Pfizer e adia a vacinação à espera de doses do imunizante americano, que esta semana não chegou a Niterói.


Uma necessidade para a Codim


A necessidade de se vacinar gestantes e lactantes vinha sendo defendida pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim). Uma intensa campanha nas redes sociais defende a imunização, lembrando que a vacinação pode proteger não apenas a mãe mas também o feto e o bebê. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que bebês de até 2 anos de idade não usem máscara, o que acaba por torná-los vai expostos ao vírus.


Onde se vacinar


A vacinação para grávidas e lactantes será feita em apenas três postos em Niterói: Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil; Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, perto da Ponte, em São Lourenço; e Policlínica Regional de Itaipu, na Região Oceânica.


O que levar


Grávidas e lactantes deverão apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e laudo médico.