Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Horto do Fonseca ganha arte em homenagem a Brizola e Darcy Ribeiro

COMPARTILHE

Mural idealizado por artista e produtora cultural locais homenageia a memória dos políticos que defendiam a educação pública de qualidade
Mural em homenagem a Brizola e Darcy Ribeiro no Horto do Fonseca : Foto- Amanda Ares
Mural em homenagem a Brizola e Darcy Ribeiro no Horto do Fonseca / Foto: Amanda Ares

O Fonseca é historicamente ocupado por trabalhadores e famílias de renda mais baixa. O bairro da Zona Norte de Niterói possui dois Centros Integrados de Ensino Público, os CIEPs, um formato de escola idealizado por Darcy Ribeiro, quando foi vice-governador do Estado do Rio de Janeiro durante o governo de Leonel Brizola, entre 1983-1987.

O projeto pedagógico que Brizola (1992-2004) e Ribeiro (1922-1997) deixaram como legado foi considerado visionário à época e visava prestar assistência em tempo integral aos alunos além de proporcionar a integração com a comunidade do entorno, com atividades esportivas e de lazer que poderiam funcionar também aos fins de semana.

Apesar da negligência e marginalização dedicadas ao projeto nos governos seguintes, os Brizolões, como são chamados popularmente, formam milhares de jovens todos os anos. Só em Niterói funcionam oito, sendo quatro deles municipalizados e revitalizados pela Prefeitura nos últimos anos.

Pensando na importância dos Cieps para a educação na cidade, o artista muralista Davi Baltar e a produtora cultural Ana Machado resolveram prestar uma homenagem aos visionários da educação pública bem no palco do Horto do Fonseca, onde as crianças e adolescentes do bairro também passam boa parte de seu tempo. O custo foi coberto por uma vaquinha virtual organizada pela produtora cultural. Baltar é artista conhecido na cidade, e tem murais espalhados por todos os bairros. Ele diz que frequentou o Ciep não como aluno, mas por causa da mãe, que trabalhava em uma das escolas:

– Eu não era aluno não mas frequentei muito, porque minha mãe depois de quatro anos desempregada naquela época Sarney/Collor, virou datilógrafa no CIEP ali do Gragoatá. Eu ia lá pra usar a biblioteca, e as vezes almoçar, e lembro que depois quando chegou a “informática” eu ia mexer no computador. Depois meio que foi sendo sucateado

O Secretário Regional dos bairros da Zona Norte Oto Bahia publicou sobre em sua rede social: “Brizola foi um grande entusiasta do Projeto Nacional Antirracista, incentivador do protagonismo indígena e das políticas públicas para os povos originários. Ao lado, seu companheiro de luta e precursor de ideias Darcy Ribeiro, que dedicou sua vida à luta pela defesa do ensino público e causas indígenas.”

O Horto do Fonseca fica localizado a Alameda São Boaventura, 770, e funciona durante de segunda a domingo de 9h às 16h.

COMPARTILHE